terça-feira, setembro 30, 2008

5 meses (20 semanas)

Boa filho! Fazemos hoje 5 meses, que inicíamos esta fantástica aventura.
Cada vez te amamos mais! E mesmo sem termos visto a tua carinha linda, sabemos que és e sempre serás o tesouro mais precioso que alguma vez possuímos.
Os pais estão doidos de amor por ti, filho, nem imaginas o quanto és esperado.
A mamã leva o dia inteiro a falar contigo, a fazer festas na barriguinha.
O papá anda doido para te sentir. Leva as noites a falar contigo e a fazer-te festas, na esperança que respondas com um valente pontapé.
Ontem recebeste muitas mais prendinhas, tudo tão lindo filho..

A vigésima semana de gestação

O feto pode, à 20ª semana, medir até 16 cm.

A produção de células nervosas diminuem à medida que as existentes crescem e se desenvolvem, estabelecendo ligações e conexões cada vez mais completas e complexas. As células nervosas do feto, que servem cada um dos cinco sentidos, desenvolvem-se, neste momento, na área do cérebro a que correspondem.

Por esta altura, a futura mãe consegue sentir alguns dos movimentos do feto, especialmente quando este dá pontapés. Por vezes, o feto está tão inquieto que a grávida pode ter dificuldades em adormecer. A extrema e intensa actividade do feto durará, pelo menos, mais dez semanas, ou até o útero ficar demasiado apertado para que se consiga mover com tanta facilidade.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Marcação dos exames

Desta vez tudo correu bem. Fui logo de manhã á clínica do coração marcar o ecocardiograma, e tive a sorte de haver vaga para o dia em que o meu amor faz 22 semanas.
A ecografia morfológica, vamos fazer em 3D no Centro de Entrecampos, foi lá que o Dr.E. aconselhou e ouvi falar muito bem deste centro. É um pouco caro, mas depois da má experiencia que tivemos, vai valer bem a pena. Para além disso, vamos poder gravar toda a ecografia, vai ser óptimo. Estou doida para ver a tua carinha outra vez :)
Amanhã vou fazer a colheita de sangue para o 2º rastreio bioquímico. Claro que já não vai ser naquele laboratório, o Dr.E. passou-me uma requisição especial para que o rastreio possa ser feito num laboratório em que tem confiança. Mas não estou nada preocupada com este, até porque pela amniocentese, já sabemos que está tudo bem. Por isso vai ser livre de stress.
Desta vez estou feliz, e nada pode abalar a felicidade de uma mãe, quando sabe que o seu filho está bem.
Amo-te do fundo do meu coração!

Dia de consulta

Ontem foi dia de consulta. Lá foram os papás direitos ao centro, ainda com muito sono, para a consulta mensal. Chegámos cedinho (8H), porque o Dr. E. é sempre muito pontual , e como consulta estava marcada para as 8h30, não nos queríamos atrasar.
Mas ontem as 8h30 passaram, as 9h30 também e nada de consultinha... Já estavamos impacientes, e cheios de fome também, porque ainda não tinhamos comido. Aliás, em dias de consulta a rotina é sempre a mesma. Como a consulta é sempre cedo e não demora, vamos sempre depois tomar o pequeno almoço, animados, por termos ouvido o coração do nosso Tomás.
Mas ontem as coisas não correram assim. Fomos atendidos ás 10h30, já aborrecidos de tanta espera.
Claro que ao entrar para a consulta tudo passou, só queriamos era ouvir o que o Dr, tinha para dizer.
A mamã está a portar-se bem com o peso,tem vindo a aumentar em média 1Kg por mês, o que o Dr. diz ser normal e aceitável. E ainda bem, não quero nada ser uma grávida com excesso de peso. A tensão também está optima. E a barriguinha cresceu 7Cm, desde o último mês. O que significa, que o Tomás está a desenvolver-se bem. E que vai crescer ainda mais rapidamente nos próximos meses.
Ouvir o coração do nosso menino, é algo que me deixa sempre com a lagriminha no canto do olho. Não consigo evitar, é mais forte do que eu. Mas também mexe com o pai, que eu sei :)
No final o Dr recomendou fazer o rastreio do 2º trimestre,um ecocardiograma fetal e a ecografia morfológica.
Conclusão tudo vai bem com a mamã e com o Tomás.

domingo, setembro 21, 2008

Tias doidas!!

Nem imaginas filho, mal souberam que eras um menino, as tuas tias eloqueceram e encheram-te de prendas.
Prometo tirar fotos e mostrar aqui tudo o que já te foi oferecido...

Finalmente boas notícias!

Quando fomos fazer a amniocentese, o Dr. disse que podíamos ligar no dia 19 para saber os resultados.
O papá que não conseguia esperar mais, foi ao hospital logo de manhã para saber das notícias.
E não podiam ser melhores!!! Está tudo bem com o bebé e está confirmado que é um menino!!
Agora já te podemos chamar pelo teu nome - TOMÁS!!
Estamos doidos de alegria e o sentimento de peso desapareceu por completo.

Agradecemos a todos, os que estiveram sempre ao nosso lado, a torcer para que tudo corresse bem. Obrigada pelos telefonemas e mensagens de apoio.
Beijinho.

Amniocentese

E lá fomos os dois á consulta de diagnóstico pré-natal. Estávamos convencidos que era apenas uma consulta e que a amniocentese seria marcada para outro dia. Mas afinal, foi tudo feito nessa consulta.
O médico fez as perguntas normais, do tempo de gravidez, do tipo de sangue dos pais. perguntou se estavamos cientes do risco e se optavamos por fazer a amniocentese.
Foi impecável conosco, deixou o Pedro dar-me a mão o tempo todo, em que durou a colheita. E antes de ter iniciado a amniocentese, fez a ecografia e virou para nós o ecrã para vermos o nosso bebé. Aí disse-nos logo que achava que era um menino.
O Pedro ficou logo com um sorriso do tamanho do mundo! E eu super emocionada por vem o meu filho mais uma vez.
Depois o médico e a enfermeira preparam-me para fazer a colheita, e o médico descreveu tudo quanto estava a fazer.
Por isso a amniocentese correu muito bem, apesar de ter doído um bocadinho.
No final da colheita o Dr. quis confirmar o sexo, mas tu filho, ja tavas de perna traçada e não quiseste mostrar mais nada...
Saímos os dois muito bem dispostos da consulta. O pior foi que mal comecei a andar as dores foram aumentando. E ao chegar á caminha já tava cheia de dores e sem reacção.

A avó Lena foi uma querida, porque assim que o Pedro lhe ligou, disse logo ao filho que vinha para nossa casa ajudar. E foi ela a nossa salvação, durante os 4 dias em que estive de repouso total.
Por isso para ela vai o meu grande obrigada :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...