segunda-feira, dezembro 29, 2008

Feliz 2009



clicar na imagem para aumentar


Resta-me desejar um FELIZ ANO NOVO, para todos!

bjs

Em casa...

Pois é chegou a altura, de ficar em casa. O cansaço, já era muito, principalmente porque não durmo bem á noite. Ando irritadiça e sem paciência para nada. Ando numa lástima, e a minha casinha também :(
Agora voltei a enjoar, e lá se foi o apetite... espero que não seja assim até ao fim.

Já tinha decidido, que após o Ano Novo ia ficar em casa a gozar os dias que me faltam, até ao meu bekinhas nascer. Mas ontem senti-me tão estranha, que achei melhor, ficar já em casa.
A minha sogra, diz que foi a lua, que ontem mudou, e que por isso senti a sua influência...Terá sido??? A verdade é que andei estranha, mal disposta, quase não comi nada, mas sentia-me enfartada, empanturrada, sei lá... e não, não foram efeitos da comidinha do Natal, porque ando de tal maneira sem apetite, que pouco comi. Sentia umas cólicas estranhas, e umas moinhas na barriga. O meu pipoca não deixou de se mexer, por isso fiquei mais descansada. O pai e os avós , é que já andavam numa agitação, a pensar que o meu bekas, queria nascer... mas não não, que a mamã, falou com ele e disse-lhe que era cedo...
Mas com tudo isto, achei que era um sinal, de que estava na altura de ficar em casa...
Mas ainda só passou meio dia, e já tou cheia de saudades dos meus coleguinhas :( Mas vai ter mesmo de ser! O Tomás já por 3 vezes nos mostrou, que está impaciente e cheio de vontade, de vir cá para fora. Por isso agora é descansar e preparar o resto que falta, para meu pipoca poder vir...
Mensagens especiais:
Aos colegas: Obrigada por tantos miminhos, e por terem partilhado da minha gravidez, sempre com muita alegria. Muitos beijinhos para vocês.
Ao Tomás: Porta-te bem filho, ainda é cedo para ti! Está frio e chuva, não queiras nascer já...

Passou o Natal

Já passou o Natal! Parece ter passado a correr...queria tanto que fossem mais dias!

Mas pronto, correu tudo bem. As crianças, como de costume, foram os reis da festa, sempre alegre e ansiosos pelas prendinhas! Os adultos, falaram, mataram saudades, soube bem...
Prendinhas houve para todos! Mais para as crianças, claro! Mas todos ganharam prenditas.
A mamã e o papá, que adoram prendas, viram-se este ano passados para 2º plano. Sim, porque o senhor Tomás, roubou-nos o protagonismo, e as prendinhas da família foram todas para ele!!!! Mas ficámos babadinhos, a olhar para as coisinhas tão fofas, que ofereceram ao bekinhas...

Desejos de Natal, fica aqui um. Desejo que para o ano, consiga juntar os pais e a minha irmã, á família do Pedro, para a consoada. Porque até aqui, temos passado a consoada, com a família do Pedro, e o dia de Natal com os meus pais. Isto porque a tradição da minha família, é abrir as prendinhas na manhã do dia de Natal.

Mas este ano, não sei se foi da gravidez, senti muito a falta dos meus pais. A festa foi feliz, mas andei muito nostálgica com essa ideia na cabeça.

Um beijinho de Feliz Natal para todos, e que o amor de Natal, perdure todo o ano.

terça-feira, dezembro 23, 2008

Presépio - parte II

Como disse num dos últimos post's, o maridão ofereceu um presépio aqui á mamã.
Mas com o presépio só vieram as figuras. Não tinha, o estábulo.
Ainda pensei em comprar, mas não vi nada que gostasse.. Por isso resolvi ser eu a fazer!
Aqui ficam as fotos de como fiz:


Arranjei, o desenho na net,colei em cartão e pintei. Fiz uma especie de cubo e colei por trás. Cortei a parte da frente com x-acto, para servir de entrada. E por fim, forrei tudo com papel transparente.

Aqui está o resultado final:

Acho que ficou giro! O Pedrocas gostou...
Bjokas

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Jantar de Natal da ERA..

Foi mais uma festarola da ERA, no dia 19! Desta vez, foi o jantar de Natal! O papá também foi convidado, e divertimo-nos muito.

A papa tava boa, dizem que a bebida também...lol. Segui-se a musiquinha, com um pézinho de dança e o karoake.

O pai dançava com a mãe.

O pai dançava sozinho...lol.

Muita brincadeira e palhaçada...



E no karaoke, até o Boss, alinhou...lol :)

E nesta maluquice toda, andavas tu, dentro da barriguinha da mamã. Sempre aos pulinhos também.. Acho que estavas feliz!

Presépio...


Finalmente consegui que o meu patareco mor, me comprasse um presépio! É que já andava a pedir-lho, desde que nos mudámos para a nossa casinha...

Dizia-me sempre que se não eramos religiosos, não fazia sentido termos um presépio :( Eu lá ia dizendo que não tinha a ver com isso, que queria um presépio, porque era tradição fazê-lo em casa dos meus pais. E que era algo que eu adorava, e que me fazia estar mais próxima da minha família. Mas até 6ª feira passada não tinha tido sorte com esses argumentos.

Este ano encontrei um presépio, em que as figuras são tão queridas, fazem todas lembrar bebés e crianças, são mesmo uma fofura. Claro que já não parei de chatear o maridinho. E por fim disse-lhe, que era uma tradição que gostava de recriar com o Tomás. E que ele ia adorar aquele presépio...

E resultou, porque o presépio já mora na nossa casa...ehehehehe :)

Tudo pronto para o Natal??!!!


Ontem á tarde comprámos finalmente, todas as prendinhas para toda a família! Atrasamo-nos tanto este ano, foi mesmo á ultima! A sorte é que já estava tudo pensado e por isso foi fácil encontrar tudo o que queríamos. Valeu-nos também o tamanho da minha barriguinha, porque fomos passando á frente nas filas... e eram bem grandes...livra!!!

Só me falta uma prendinha e logo a mais especial..a do meu maridinho! É que não sei mesmo que comprar, já andei a sondá-lo, mas não se descose. Hoje sem falta, tenho de tratar disso, é que amanhã, vou tar com ele o dia todo.

O meu Tomás já tem uma data de prendinhas! Ainda não nasceu e já é o elemento da família com mais prendas :)

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Sempre a subir

Já estamos na posição 37 do Top Barriguitas (http://babiesboom-barras.blogspot.com/)..

E pensar que começamos na 96...

Não ficou esquecido...

Hoje este post, vai ser todo dedicado a coisas que já passaram, e que mereciam ter sido publicadas. Mas esta mamã, ainda não sabia passar as fotos do telemóvel... e fui adiando.

A Raquel:
A Raquel tem 3 anos, e é filha da minha colega/amiga Ana. É uma menina cheia de vida, e que me está sempre a surpreender. Mas o melhor da Raquel, foi a facilidade com que nos conquistou, e se tornou numa amiguinha que adoramos.
Sempre, que tenho andado mais triste, ou naquelas fases, em que o Tomás resolve pregar-nos partidas, a Raquel, prova que já é uma amiguinha do coração. Tem sempre um miminho, para nos reconfortar...
A última da Raquel, foi ter chamado Tomás a um coelhinho de peluche e dizer que é o seu filhote :)
Diz á mamã Ana, que quando o Tomás, faz doer a barriguinha da mãe. Ela tem de vir fazer festinhas, porque assim o Tomás fica mais calmo e já não dá dores á mamã :)


Coisinhas que a mamã anda a fazer para o Tomás:
Quando tenho tempo lá me vou entretendo a fazer uma coisitas para o Tomás.
As últimas foram estas:
-Babete bordado e a plaquinha para a porta do quartinho dele.


O quartinho do Tomás:
O quartinho do Tomás já tá quase pronto, já só faltam colocar os cortinados, amarelos com letrinhas de muitas cores. Optámos por deixar o quarto branquinho e deixar a cor para os móveis e texteis, porque assim podemos sempre alterar a decoração. Já montámos a cama de grades e pintei alguns pormenores da cama de azul, porque eram amarelos. Colocámos os quadros, que o papá escolheu.
A avó Lena, está a fazer o tapete em trapilho azul e laranja, para combinar com o edredon da cama de solteiro e com a poltrona de apoio.
Vai ficar muito colorido o quarto do meu pipoca! Eu sei que dizem, que é melhor serem cores suaves, mas como o pipoca vai ficar num bercinho, no nosso quarto, durante os primeiros tempos...




Bjokas :)

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Da mamã Sophia (http://acegonhacorderosa.blogspot.com/), chegou-nos mais este miminho, que vai direitinho para a galeria dos miminhos.
Obrigada Sophia, um beijinho bem grande para vocês

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Uma delícia de post...

A mamã Seastar,tem hoje um post especial, para quem tem ou espera ter um menino.
É um texto super giro, sobre as maravilhas de ter um pilocas!
Adorei e acho que vale a pena lerem, nem que seja para se rirem, e olharem para vossos bebés meninos cheias de orgulho!
Também eu serei, uma Mamã Azul :)
Bjinhos para ti Seastar...
Mãe em alto mar: Have a boy

terça-feira, dezembro 16, 2008

Meningite...

Finalmente, podemos respirar de alívio! O meu sobrinho Claudio já veio para casa :)

Temos andado com o coraçãozinho nas mãos, pois na passada 2ª feira, na cresce do Cláudio, surgiu um bebé de 11 meses, com meningite. Infelizmente, esse bebé veio a falecer no hospital, na 5ª feira seguinte. Na 6ª feira, surgiu outro caso, dum bebé de 4 meses, também da mesma cresce, que também não resistiu.
Na 6ª á noite o Cláudio, deu entrada nas urgências, com hemorragias,vómitos e muita febre. Ficamos todos de sobre-aviso e com o coração pequenino...
Fizeram a punção lombar, para analisar se seria meningite ou não. E graças a Deus, deu negativo. Ontem já estava em casa, muito melhor e sem febre. Vai continuar sob vigilância, mas está livre de perigo :)
Cunhadinha, sei que andaste desnorteada, e nem quero imaginar a dor , que a incerteza te trouxe. Mas sabes que podes contar sempre conosco para te apoiar.

Ás mamãs dos bebés que faleceram, desejo muita força, para enfrentarem a dor da perda. Mãe nenhuma deveria ter de passar por uma situação destas...

Um beijo para todas as mamãs, e muita saúde para todos os bebés.

sábado, dezembro 13, 2008

Dúvidas....


Mamãs queridas, tou com algumas dúvidas que se puderem e souberem, precisava que me esclarecessem e me dessem a vossa opinião.
Estou a fazer a malinha do Tomás e a minha, e há coisinhas que ainda não comprei porque tenho dúvidas.
Desculpem se fizer muitas perguntas....
Para levar para o Hospital, levaram camisas de dormir ou pijamas? Levaram cuecas de algodão ou descartáveis? E eram do numero que vestiam antes ou do numero que vestiam grávidas?
Levaram cinta pós-parto ou faixa de velcro? Qual acham melhor?
As toalhitas para limpeza dos seios, são especificas, ou qualquer uma sem perfume dá? Onde as compraram? E que marca eram?
E o creme para evitar gretas, qual usaram e onde se compra?
Acham que vale a pena comprar os mamilos de silicone? Levaram-nos para a maternidade?
E o kit umbilical, acham que vale a pena comprar?
Por agora são estas as dúvidas, desculpem serem tantas...
Bjinho e obrigada

sexta-feira, dezembro 12, 2008

7 meses!!!!


Yupi!!!! Concluímos hoje os nossos 7 mesinhos :)
Não podia sentir-me mais feliz! Emocionalmente, estou óptima. Feliz com a vida, feliz com esta gravidez. Muito, muito feliz por ir ser mamã!
Fisicamente, já começo a acusar algum cansaço. Tenho um barrigão enorme. As pernas e os pés inchados. Mais 10kg do que antes !!! Já não tenho posição para dormir, nem para estar sentada. Estrias...arghhhh...1 derrame na pernita direita...arrrrgghhh. Umas mamas enormes...lol!
Mas tudo vale a pena pelo meu bebekas lindo :)
Continuo a ser muito mimada, pelo maridinho, pelos meus papis e sogrinha, pela minha maninha linda, pelas minhas cunhadinhas e cunhados, pelos meus sobrinhitos, pelos amiguinhos lindos que adoro. E claro pela minha 2ª família, os meus coleguinhas quidos da ERA. Esta listinha de gente maravilhosa, incentiva-me, mima-me, trata de mim e ajuda-me quando me sinto mais cansadinha. Percebem as minhas mudanças de humor...rio muito, mas choro imenso!! Ai Tomás, nem imaginas, a choramininguice que já aqui vai...lol.
Coisinhas boas deste mês:
1- portei-me bem com o peso,
2-sinto-te com cada vez mais intensidade,
3-acho-me muito mais bonita... o papi também diz que sim :)
E pronto tou feliz e tu tás bem que é o que realmente interessa...
Bjinhos doces para todos.
7 meses = 30 semanas.
O bebé:
Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.

A mamã:

A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana você está completando o 7º mês de gestação.
Múltiplos: Esteja familiarizada com os sintomas de pré-eclâmpsia que é mais comum em gestações múltiplas do que únicas. Se você apresenta: dor de cabeça forte; vê com freqüência pontinhos cintilantes enquanto está em repouso; subitamente começa a inchar, especialmente na face; dor abdominal; náuseas e vômitos, acompanhados de tonturas, avise imediatamente o seu médico.

O papá:

Se você ainda não sabe o sexo do bebê seus parentes podem estar tentando fazer vários testes e desenvolver várias teorias para advinhar. Algumas dessas teorias são muito engraçadas. Por exemplo: se o pai é mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é mais calmo, é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz esses projetos, é menina; se o pai ganha peso junto com a mãe, é menino; se ele mantém o peso é menina. E então papá? O que se passa contigo?

(Fonte: www.clinicafgo.com.br)

quarta-feira, dezembro 10, 2008

A mão do papá

O nosso pipoca ainda não nasceu e já é motivo de muita brincadeira. Tudo porque o rapaz já conhece a mão e a voz do papá. Ah pois é... eu também achava que não podia ser, mas tive de me render as evidências.
Parece que o meu maridão,todas as noites quando se deita, inicia uma grande brincadeira com o filho. Diz que fala com ele e lhe faz festinhas. E ao que parece, o pipoca responde-lhe sempre com um grande pontapé. Enquanto isto acontece, a mamã já dorme, porque me deito sempre primeiro que ele.
De manhã, dizia-me sempre: - Sabes que esta noite o Tomás andou a dar-me pontapés? Ponho a mão na tua barriga e ele dá-me logo um pontapé.
Eu achava que era coincidência. Mas ontem tirei a prova. Depois de jantar, sentámo-nos no sofá e o Pedro disse-me que ia ' brincar' com o filho. Comecei a rir. Mas não é, que assim que ele começou a falar, o pipoca começou numa agitação tal, que parecia que tava mesmo a brincar com o pai. :)
Mas não ficou por aqui. Levantei-me para ir á casinha e o pipoca parou de se mexer. Quando voltei, o Pedro pôs a mão na minha barriga e logo de seguida...toma... um grande pontapé! O pai, voltou a falar com ele e o reboliço continuou!!!
Tá confirmado, o Tomás já conhece o papá!!! :)

domingo, dezembro 07, 2008

5 manias...

Da mamã Sofia (http://acegonhacorderosa.blogspot.com/), vem o seguinte desafio:
-enumerar 5 manias minhas. aqui estão elas:

1-Não jogo fora a publicidade, sem ter visto tudo primeiro, geralmente leio-a depois de jantar;
2- Tenho pancada pela arrumação, não consigo trabalhar sem ter tudo arrumado;
3- Odeio cozinhar e ter pessoas ao pé de mim a ver o que tou a fazer;
4- Antes de comer pão, cheiro-o sempre primeiro;
5- Falo muitas vezes sozinha, para organizar ideias. E dou por mim muitas vezes a rir sozinha dos meu pensamentos.



Agora é a vossa vez!

sábado, dezembro 06, 2008

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Medo por ti

Filho ontem a mamã, viveu contigo uma aventura, que me vai ficar para sempre gravada na memória.
Ontem percebi que quando se é mãe de verdade, mãe de alma e coração, nada mais importa se não o bem estar dos nossos filhos.
Sei que tiveste muito medo, a mãe sentiu que te assustaste. Eu também tive muito medo, medo por ti, medo por mim, medo por nós.
Foi uma sensação horrível de impotência, de não poder fazer nada, se não encolher-me e proteger este corpo que te carrega.
Ontem aprendi que o meu amor por ti, já é maior que tudo no mundo.
Aprendi também a maldade dos homens e grande falta de respeito pelo ser humano.
Amo-te filho, e nunca me perdoaria se algo de mal te acontecesse...




Não sei se ouviram nas notícias. Mas ontem assaltaram a agência do Millenium BCP, aqui no Jumbo de Setúbal e esta mamã estava cá. Nunca tinha passado por uma situação assim. E tive medo, mesmo muito medo.
Quando ele entrou, nem nos apercebemos do que se passava. O pior foi quando quis sair, o alarme silencioso foi accionado, e as portas bloquearam. Nisto, esse grande anormal, sem respeito pela vida de ninguém, sacou de uma arma e desatou a disparar. Disparou sobre a porta, disparou sobre o agente, que já tinha chegado ao local, disparou para o ar, porque queria sair.
E mesmo cá fora em pleno centro comercial, desatou a disparar para que as pessoas se afastassem e o deixassem fugir. As pessoas fugiam de um lado para o outro em pânico, ouviam-se muitos gritos e crianças a chorar. Foi horrível, pavoroso, sem mais palavras para exprimir o terror que senti.
Nisto tudo, lembro-me de ter saltado da minha secretária e de me ter encolhido entre o arquivo e a secretária. Tremia de tal forma, que mesmo de passada a situação ainda tinha espasmos nas pernas. Ali fiquei encolhida e em pânico, até que o segurança me veio buscar.
Perguntou-me se estava bem, mas nem conseguia falar. Quando me perguntaram se queria água, desatei a chorar. Chorei tanto, um choro descontrolado e nervoso.
Todo aquele tempo só pensava em ti filho. Não tenho vergonha de chorar, nem tenho vergonha de me ter encolhido. Grávida de 29 semanas, que mais podia fazer..

O meu boss, veio buscar-me assim que lhe liguei. Foi um queridinho. Os colegas da sede, também me mimaram muito quando lá cheguei. Mas só me acalmei realmente, nos braços do maridinho.

A barriguinha do Tomás esteve dura toda a noite, e o meu bebé não se mexeu a noite toda.
Hoje a barriguinha apesar de dorida, já está normal e o meu pipoca já mexe outra vez.

Confesso que hoje tive medo de regressar ao trabalho, vim com um nó na garganta. Mas já esta tudo bem.

Bjs para todos.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Soluços


- Cuca, quando estavas grávida, a Francisca teve soluços?
- Sim, teve muitos. E depois de nascer também tinha.
- Olha e como sentes os soluços?
- A tua barriga mexe muito, e parece que sentes batidas.
- Assim como se fossem palpitações? É que parece que tenho aqui um tamborzinho, ou outro coração a bater...
- Então é isso, o teu filhote tá com soluços.

:) :) :) :)

E foi assim que hoje pela primeira vez, no trabalhinho, senti o soluços do meu baby!


3º Trimestre - 28 semanas (+ 4 dias)

Estou tão contente por ter entrado no 3º trimestre.

Depois de uma fase em que já não sabia a quantas andava, decidi seguir as contas dumas mamãs queridas, que me ajudaram a contar o tempo de gravidez.

Assim sendo, já estou no 3º trimestre. Agora é contar as semanas e dias até ao final.

Estou cada vez mais ansiosa por ter o meu pipoca comigo. De tal forma, que pesadelos á parte, farto-me de sonhar com o meu bebé. Para mim ele é sempre lindo e doce... Tal como eu sei que vai ser (mamã babada... lol).

Ontem em conversa com o meu mais que tudo, soltamos os dois, uma peninha por não termos o pipoca já conosco neste Natal. Mas já vai ser um Natal especial..



Em retrospectiva dos outros dois trimestres, até acho que tenho tido muita sorte. Tenho sido sempre uma grávida calma e muito feliz. E muito mimada por todos.

Tive aquele percalço com as contrações, mas de resto a minha gravidez tem sido razoavelmente calma.

Posso dizer que apesar de acusar algum cansaço, me sinto bem e feliz por estar grávida. E que não trocava esta sensação por nada no mundo.



Para finalizar, deixo aqui uma foto, que tirei hoje no trabalho, para assinalar o 3º trimestre.

( 1 segredo: hoje não são 28 semanas, mas sim 28 sem e 4 dias)



segunda-feira, dezembro 01, 2008

Pesadelos

Esta noite, a mamã teve um pesadelo horrível.
Comecei por sonhar com o meu Tomás tão lindo, no meu colo e depois no colo do papá. Tão lindo, sempre a sorrir.
Depois já não sei porque, começou a fugir-nos, comigo sempre a correr atrás dele, sem o alcançar.
Lembro-me de gritar a chamar por ele, mas não parava...
Acordei sobressaltada, mas virei-me na cama e voltei a adormecer.
Voltei a sonhar com ele, mas mais uma vez virou pesadelo :(
Sonhei que ele andava a brincar, com os priminhos, mas de repente deixei de o ver. Comecei a procurá-lo, pela casa toda. E ao chegar á cozinha, dei com a marquise aberta... até o meu coração parou. Lembro-me perfeitamente, da sensação de medo ao aproximar-me da marquise. Espreitei para baixo e lá estava o meu lindinho caído cá em baixo...
Foi horrível, acordei a chorar, aos soluços, foi muito mau.
O meu marido acordou com o meu choro e foi ele que me confortou.
Eu sei que foram só pesadelos,. mas foram tão reais, que nem consigo explicar. Ainda continuo com este peso horrível no peito.
Fogo filhote, o que vale foi ter acordado de novo contigo aos pulinhos.
A mamã adora-te.


Noites tumultuadas.
Os pensamentos que povoam o sono das futuras mães.
Deborah Kanarek

O bebê vai chegar daqui a três meses, mas Sônia já sonha com ele quase todas as noites
Sonhos são como uma casa de espelhos que refletem o estado emocional das pessoas. Assim dizem os especialistas. Grávidas ficam com a sensibilidade à flor da pele e passam por grandes transformações. Não é à toa, portanto, que vivam com a impressão de que sonham muito mais nesse período da vida. Algumas relatam a freqüência de pesadelos. Outras só se lembram de cenas boas quando acordam. "Os sonhos refletem preocupações e desejos. As grávidas, normalmente ansiosas, tendem a ter sonhos mais vívidos", afirma a psicóloga Tânia Mara Marques Granato, coordenadora do Serviço de Atendimento Psicológico a Gestantes do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O fenômeno ainda pode estar associado a causas hormonais. "Especula-se que se relacione ao aumento do nível de hormônios, aos sentimentos contraditórios que permeiam a gravidez - até mesmo em relação ao próprio corpo -, além da ansiedade e da excitação de se tornar mãe", diz o coordenador do Serviço de Pré-Natal da Unifesp, Abner Lobão Neto. Não significa, no entanto, que as grávidas sonhem mais do que a média da população. "Uma hipótese é que elas se lembrem mais facilmente dos sonhos porque despertam muitas vezes à noite, até durante a fase do sono conhecida como REM (Rapid Eye Moviments), que é quando os sonhos acontecem", explica o neurologista Luciano Pinto, professor de biologia do sono da Unifesp.
Alguns temas se repetem: sonhar que o bebê sumiu ou nasceu com problemas
De acordar, as gestantes entendem bem. Vão ao banheiro várias vezes durante a noite porque a bexiga fica pressionada pelo aumento do útero ou simplesmente despertam na hora de virar de lado, incomodadas pela barriga. Desconfortos físicos como a apnéia (falta de ar), que podem ocorrer principalmente no final da gestação, também justificariam os pesadelos. De modo geral, o bebê que está chegando é o foco principal da futura mãe. "Sua curiosidade encontra-se aguçada e seus pensamentos quase sempre se dirigem para a preparação e antecipação da chegada do filho", diz a psicanalista Eliane Pessoa de Farias, da Clínica Pais e Bebê, um espaço para gestantes e mães de filhos pequenos no Rio de Janeiro. Ela explica: "Os so nhos são uma forma de a grávida ir se tornando mãe, entrando em contato com o bebê que carrega em seu interior".
Tem significado? A psicóloga Sônia Regina Grotta Ripani, 35 anos, grávida de seis meses, por exemplo, sonha sempre com o filho que vai chegar. "Me vejo nadando e o nenê rindo para mim. Também tenho sonhado muito com a minha mãe", conta. Sônia gosta de olhar o significado dos seus sonhos em um livro de interpretações. "Só quando eles são bons", confessa. Para a psicanalista Sueli Gevertz, essas análises são duvidosas. "A água, por exemplo, tem um significado para cada pessoa, algumas têm medo, outras gostam. Por isso, esses livros não devem servir de guia e muito menos preocupar ninguém", afirma Sueli. A psicóloga Tânia coordenou uma oficina especializada para ouvir os sonhos das gestantes e concorda que o significado é muito individual. Mas afirma que certos temas são tão recorrentes que se pode arriscar algumas traduções. Fazem parte desse universo os sonhos com o rosto, o nome ou o sexo do bebê, um reflexo natural da curiosidade da mãe. Bebês deformados ou objetos defeituosos costumam expressar a apreensão das gestantes diante da possibilidade de o bebê nascer com algum problema. Mães que esquecem seus rebentos em algum lugar depois do nascimento? Portanto, se você tiver um sonho ruim, acalme-se. Essas fantasias podem resultar do medo de não dar conta de cuidar de um recém-nascido. Acorde, respire, lave o rosto e... esqueça. São apenas pesadelos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...