terça-feira, janeiro 27, 2009

CTG..

O C.T.G. (Cardiotocografia).
O exame é realizado por um aparelho chamado cardiotocógrafo, e nele são registados os batimentos cardíacos do feto, movimentos fetais e a contracção uterina. O resultado do exame é semelhante a um traçado de electrocardiograma, e com ele, o médico pode avaliar se o feto tem insuficiência na oxigenação cerebral por motivos placentários, posicionais ou compressões do cordão umbilical, como por exemplo a circular cervical, mais conhecida como "cordão enrolado no pescoço”.
Quando se deve realizar este exame?A cardiotocografia foi inicialmente utilizada para realizar monitorização durante o trabalho de parto, mas utiliza-se muito a partir do 7º mês da gestação (chamada Cardiotocografia Basal ou Ante-Parto). O resultado do exame é válido por uma semana, devendo-se repetir o procedimento, caso seja necessário.
Como se faz a Cardiotocografia Basal?Uma cinta elástica e outra não distensível são ajustadas à volta do abdómen da grávida, e adaptados dois transdutores (aparelhos de sensibilidade para captar sons e pressão): um para captar os batimentos cardíacos (cardiotransdutor) e outro para captar as contracções uterinas e os movimentos fetais (tocotransdutor). O sinal assim captado gera um traçado em papel.
Quando está indicado a realização deste exame?O exame pode ser feito de rotina, sem indicação prévia, contudo é de muita importância no acompanhamento de grávidas que tenham tensão arterial muito elevada (chamada pré-eclâmpsia), com história de trabalho de parto prematuro, em casos de alterações no ritmo cardíaco do feto, em insuficiência placentária e vitalidade do feto no final da gestação entre outras indicações.


Não fizemos na ultima consulta, mas vamos fazer ás 38 semanas. Fui hoje marcar á clínica onde faço os meus exames. Fizemos ás 32 semanas quando o pipoca quis nascer.
É chato,não porque doa, nada disso, mas porque tamos muito tempo deitadas, ligadas á maquineta.
Esperemos que acuse muitas contracções para o meu pipoca nascer...
Filhote, não estou a dar-te ordem de despejo, mas se achares por bem sair mais cedinho, os papás já agradecem :)
bjoka

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Miminho


A mamã Sophia (http://acegonhacorderosa.blogspot.com/), enviou-nos este miminho:)

Obrigada, adorámos!!!

Bjinho grande

Tudo pronto...

Na 6ª feira fomos ao médico para mais uma consulta de rotina. Como os papás já sabiam, tá tudo bem com o bebekas e com a mami também.
O Dr. E. diz que pelas medidas da barriguinha da mami, o Tomi é maior do que o resultado da eco...que ele é grande já sabíamos...mas maior ainda do que na eco...ai já começo a duvidar se as 1ªs roupinhas vão servir!

Por causa de roupinhas, já está tudo lavadinho e arrumadinho, por tamanhos, para ser mais fácil. Lavei tudo com detergente de bebé, mas não pus amaciador, com medo das alergias. Também não passei as roupinhas interiores a ferro, porque o pediatra da minha prima diz que não é bom.

A mantinha que comecei a fazer com a minha mãe já ta terminada, vou lava-la e depois mostro as fotos.

Já tá tudo preparadinho para receber o nosso bebekas. Também ja disse á familia mais chegada, onde estão todas as coisinhas, porque pode fazer falta alguma coisa ainda na maternidade. Moramos perto do Hospital, por isso não faz sentido irmos atulhados com coisas. Se fizerem falta, o papi ou alguem de família vem buscar.

Hoje tenho os meus cunhadinhos cá. Vieram fazer-me companhia. Que bom, ja estou aborrecida de estar sozinha em casa.

Bjokita

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Desabafos, receios e dúvidas...

Ontem fui ao médico de família para renovar a baixa. Passou-me novamente ate dia 14 de Fevereiro. Será que o T. nasce até lá? Ou será que vou precisar de renovar a baixa novamente?... Tou ansiosa, gostava de já o ter comigo, mas ao mesmo tempo, tou a começar a sentir um apertozinho, de quem não sabe bem o que me espera.... Fui também levantar as análises que fiz no dia 2 de Janeiro. Parece estar tudo bem. Saltei página a página, á procura da, análise á urina. Queria saber se tinha acusado proteínas na urina, mas não, está tudo bem...Tenho tido a tensão um pouco alta e como na minha família existem muitos casos de hipertensão, comecei com receio da pré-eclampsia... Eu sei que sou parva! O P. bem diz que o mal é da internet e do excesso de informação. No tempo das nossas mães, não havia nada disso e as grávidas eram muito mais tranquilas... Hoje acordei com as cuecas molhadas. Mas não fiquei muito preocupada, porque era pouco. E bem que o Dr. me avisou que podia ter descargas vaginais. Se for muito, ou se ocorrer várias vezes durante o dia, aí sim é caso para ir ao hospital. Até agora, não voltou a acontecer. Estupidamente, resolvi ver videos de partos. Mais valia não ter visto. Impressionaram-me a sério e fiquei com medo! Bem sei que o parto é algo natural...mas acho que até agora andava a idealizar muito a situação. Como se num dia acordasse e tivesse o T. comigo. Ai, que sou tão mariquinhas! Eu que até para tirar sangue, tem de ser deitada ou desmaio...lol. Como vai ser??? E agora não posso dizer ao P., porque me tenho feito sempre de forte e convenci-o a assistir ao parto e tudo! Mas a verdade é que vejo a tempo a passar e cada vez o nó na garganta é maior. Espero que ele não desista da ideia de assistir, porque a verdade é que a ideia de passar por tudo sozinha me deixa apavorada :( O meu lindinho tem sido um querido, ontem disse-me que pediu ao chefe para ficar comigo mais 15 dias depois do T. nascer. Ou seja, para além dos 5 dias iniciais, vai ficar mais 15 dias em casa. Diz que é para me ajudar e para nos ambientarmos ao pequenote juntos. Adorei que tenha feito isso. Não foi algo que tívessemos falado, e por ter sido ele a pensar nisso, dou-lhe ainda mais valor. A verdade é que tem demonstrado ser um grande companheiro e uma grande ajuda. Acho que a mamã te escolheu um papá com um P bem grande :)

A minha companheira Nina.

A Nina, é a nossa gatinha, uma amiga e uma grande companhia.

Veio para a nossa casa há quase 2 anos, com um mês. Nasceu na quinta dos meus pais e estava destinada a ser uma gatinha de quinta e crescer ao deus- d'ará, pois o meu pai não gosta de gatos e não os quer dentro de casa. A minha mãe no entanto, vai alimentando-os e eles lá vão surgindo.
O P. era precisamente da mesma ideia, estava habituado a cães e nem podia com gatos.
Mas esta amiguinha conseguiu conquistar-lhe o coração. Tudo porque apesar de ter um mês, era a mais enfesada dos irmãos, estava tão fraquinha que a cabeça parecia enorme e mal se tinha em pé. Fui eu que fui dar com ela e apesar de fraquinha motrou ser muito rabina e não se deixou apanhar fácil.
A gatinha coneguiu amolecer o coração do meu pai e do Pedro, mas como o meu pai disse que não se podia responsabilizar por ela, pedi ao Pedro para a levarmos para casa. Tanto pedi e pedi, que ele lá aceitou (acho que não estava á espera que ela durasse).
Era tão pequenina que veio para casa dentro de uma gaiola de hamster! Passou toda a noite quentinha enrolada em mantas e não quis comer.
No dia seguinte bebeu água e começou a comer, mas muito pouco.
O P. decidiu que se era para ficarmos com ela, então que tínhamos de nos responsabilizar a sério por ela. E nesse dia, depois do trabalho levou-a ao veterinário. Apanhou as primeiras vacinas e veio medicada para uma grande constipação e com vitaminas para se desenvolver.
A partir daí a gatita melhorou e cresceu saudável, sempre com muitos miminhos..
Era para se ter chamado Micha, como uma gatita que eu tivera. Mas para o P. ela era sempre a sua menina... e ficou Nina.
Agora que estou em casa, anda muito mais feliz, porque adora enroscar-se comigo no sofá. Não me larga e até quando vou á casa de banho ela vem atrás...lol.

Com 3 mesitos...

Ultimas fotos tiradas no fim de semana passado.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Aniversário da Rita

No Sábado á tarde, fomos á festinha de anos da Rita.
A Rita é uma priminha que fez 6 aninhos.
A festa foi divertida, com muita criançada e a família reunida. Matamos a saudade de alguns primos que não víamos há algum tempo e dos seus respectivos rebentos, que estão lindos e crescidos.
As primas reuniram-se para falar de bebés e das suas experiências e muitos conselhos para o pipoca que aí vem.
É bom ver que a família cresce e rejuvenesce!
Não deixamos de sonhar com uma futura festinha do nosso pilocas...e imaginar como seria :)

A prendinha da aniversariante foi feita por mim. Como estamos em contenção de despesas e como ainda me sobra muito material de trabalhos anteriores, resolvi por mãos á obra e fazer uma cestinha para a Rita.
Vejam lá se não ficou linda?


Aqui está a pincesa a descobrir a malinha...
E aqui fica a foto dos papás já a sonhar com as festinhas do Tomás. A mamã nestes dias já aparenta carinha de «parideira», como me disseram as tias, por já ter um ar muito inxadinho...lol :)

Amamentação

Quando se fala em amamentar, pensamos de imediato na mamã com o seu bebé ao colo, e na extraordinária relação que se estabelece entre a mãe e o seu bebé.
Então e o pai? Qual o papel do pai na amamentação? Será que o tem?
Sou da opinião que ao pai devem ser dadas todas as oprtunidades, para que também ele participe da experiencia da amamentação. Ajudando assim a estreitar o vínculo, mãe-bebé-pai.
Encontrei este texto do Dr. Marcus Renato, que acho que vale a pena ler.

Dez Passos para a participação efectiva e afectiva do PAI no apoio ao Aleitamento Materno
1. Encoraje e incentive a sua mulher a amamentar: Por vezes ela pode estar insegura da sua capacidade de aleitar. O seu apoio será fundamental nessas alturas.
2. Divida e partilhe as mamas da sua mulher com o bebé: Mesmo que seja difícil aceitar, lembre-se que a amamentação é um período passageiro. Dê prioridade ao seu filho(a).
3. Sempre que possível, participe do momento da amamentação: A sua presença, carícia e toque durante o acto de amamentar são factores importantes para a manutenção do vínculo afectivo do trinómio mãe+filho(a)+pai.
4. Seja paciente e compreensivo: No período de amamentação é pouco provável que a sua mulher possa manter a casa, as refeições e o seu próprio aspecto de formas impecáveis. As necessidades do recém nascido são prioridades nesta fase.
5. Sinta-se útil durante o período de amamentação: Coopere nas tarefas do bebé na medida do possível: trocar fraldas, ajudar no banho, vestir, embalar, etc. Quando a mãe estiver a amamentar, ofereça-lhe um copo de sumo de frutas ou de água, ela vai adorar!
6. Mantenha-se sereno: Embora o aleitamento traga muitas alegrias, também traz muitas dificuldades e cansaço. Por vezes a sua mulher pode ficar impaciente. Mostre carinho e compreensão neste momento. Evite discussões desnecessárias para não prejudicar psicologicamente a descida do leite.
7. Procure ocupar-se mais dos outros filhos (se os tiverem): Para que não se sintam rejeitados com a chegada do nov(a)o irmã(o). Isto permitirá à sua mulher dedicar-se mais ao recém-nascido.
8. Mantenha o hábito de acariciar as mamas da sua mulher: Se costumava fazê-lo. Estudos demonstram que quanto mais uma mulher é sensível às carícias do companheiro, mais reagirá à estimulação rítmica de seu bebé.
9. Fique atento às variações do apetite sexual da sua mulher: Algumas mulheres reagem com um aumento da libido, outras com uma diminuição, são alterações normais. Esta é a ocasião para o casal vivências novas experiências e hábitos sexuais, adaptando-se ao momento.
10. Não traga para casa latas de leite, biberões ou chuchas: O sucesso deste período, em grande parte depende, da sua atitude. O Aleitamento Materno exclusivo até aos seis meses e o seu carinho são tudo o que o bebé necessita para crescer inteligente e saudável.

O Pai na Amamentação, por Dr. Marcus Renato

[1] Marcus Renato de Carvalho é formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em medicina preventiva e social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fio Cruz, é pós graduado em manejo clínico da lactação pelo Welistart International San Diego e especialista em amamentação pelo International Board Certified Lactation Consultant, além de pediatra docente do Departamento de Pediatria da UFRJ e editor do site (www.aleitamento.com).

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Últimas prendinhas...

Aqui estão as fotos das últimas prendinhas que o Tomás recebeu...

A camisolinha foi o Pai, as calças a Tia Vanda. (tamanho para 6 meses)

Os bodies foram a tia Cárina.

Os calções foram a tia Ana..já a pensar nas banhocas no mar :)



Este fatinho foram os avós Bia e Zé. E será um dos fatinhos que vamos levar para a maternidade.
Este foram os papás, e também vamos levá-lo para a maternidade. Será o fatinho de saída, por ser muito quentinho.
A medalhinha que a bisavó Antónia ofereceu. Diz: Lembraça de Bisavó, e já é tradição para todos os bisnetos. O Tomás será o nono :)


O casaquinho foi a avó Lena.


O tio Martins continua a insistir que o miudo vai ser do Porto. Por isso fez questão de oferecer os ténis para recém-nascido, do Porto. O bonequinho é também uma roca.


A tia Ana já pensa nos soninhos descansados do Tomás, e por isso ofereceu-lhe esta caixinha de música para pendurar na caminha ou no carrinho.
Os tios Paula e Ricardo também deram umas prendinhas, que já estão arrumadinhas na malinha do bebé. Não fiquem tristes por não estar aqui a foto, porque num próximo post, vamos dedicá-lo todinho ás malinhas.
Bjokas

8 meses!!!!!




Hoje a nossa barriguinha faz 8 meses!!!!... o que significa de daqui por 5 semanas ou até menos, o Tomás já estará nos meus braços... as nossas malas para a maternidade já estão prontas e as coisas em casa começam a ficar mais compostas... agora é só tratar de alguns promenores e tantar manter o resto organizado... AI QUE ANSIEDADE...




O seu bebé já tem cerca de 2500 g e os pulmões praticamente desenvolvidos. Podem surgir algumas mudanças de humor durante este tempo causadas, essencialmente, pela ansiedade antes do nascimento do seu bebé. Sim a ansiedade é enorme... e as mudanças de humor também...

O seu bebé:
Os pulmões estão quase totalmente desenvolvidos; no entanto, se o bebé nascesse neste momento, ainda teria que ir para uma incubadora. Ainda não existe gordura em quantidade suficiente debaixo da pele que o mantenha quente fora da barriga da mãe. O seu bebé já está rosado, tem unhas, cabelos, sobrancelhas, bochechas e os olhos abertos. A maior parte da lanugem já caiu e a cabeça do bebé está posicionada de tal maneira que vai ser ela que vai começar a estimular o colo para o parto. A medida dos pés a cabeça é de 45 cm e o peso de 2500 a 2600 g.
A futura mãe:
Não deixe de praticar os exercícios, que já deve ter iniciado e, se ainda não o fez frequente, os cursos pré-natal. Já deve ter engordado entre 11 e 13 quilos.
Que exercícios??? Com esta barrigona, mal me mexo...lol. Também não vou fazer o curso pré-natal, porque não consegui encontrar nada de jeito aqui em Setúbal :(. já engordei 14Kg...Ups!!É provável que se sinta mais desconfortável e que esteja a ter alguma dificuldade em dormir. Também pode acontecer que esteja a sentir-se cada vez mais ansiosa com o parto, o que pode causar alguma má disposição e irritabilidade.
Pois..,é a fase do "dói-me tudo"...e realmente o dormir está a ser complicado, com tantas dores nas ancas...e o cansaço, disso então nem digo nada...

Conselho para esta semana:
Certifique-se que comprou as coisas necessárias para o seu bebé: equipamento, roupas, carrinho para o carro, o berço e tudo o resto que ele vai necessitar, pelo menos, durante as primeiras semanas.
Acho que já tenho mesmo tudo :)

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Última Ecografia...

Lá fomos nós ver o nosso bebekas :)
Já tinhamos muitas saudadinhas de o ver, porque a eco anterior foi a das 22 semanas...
Esta em príncipio será a nossa última ecografia e foi feita ás 33 semanas e 3 dias.
O nosso pipoca está lindo e grande, 44 cms e 2,3kg!! Lá ouvimos de novo, como o nosso pipoca é grandalhão, compridão... já rimos de cada vez que ouvimos estas expressões!! E esperamos que se mantenha assim, lindo e bem desenvolvido.
Já está em posição cefálica e bem encaixadinho para nascer. A boa notícia é que já não há espaço para dar a volta, portanto estamos preparados para vir ao mundo!
Desta vez, temos um dvd, com as imagens! E já experimentei no leitor e ta tudo a funcionar.
Ainda lamento o dvd da eco morfologica que não consigo ler, porque essa eco, sim foi fantástica!
Nesta o bebé já tem tão pouco espaço, que pouco se vê. Não vou colocar aqui nenhuma imagem da eco, porque não se percebe muito bem. Mas pronto sabemos que está bem, que é o que importa..

Bjinho grande, desta mamã mais uma vez babada, com o seu mais que tudo!! :)

sábado, janeiro 03, 2009

2 de Janeiro...

Ontem foi dia de análises. Logo de manhã lá fomos nós á clínica para fazer as últimas análises (espero eu). O papá vai sempre comigo, porque sou uma mariquinhas, com muito medo de tirar sangue...faço sempre alguma fita, e até já tive direito a desmaiar...lol.
Lá fiz o teste da glicose..coisa horrorosa, e o esfregaço vaginal. Agora tenho de esperar 15 dias pelos resultados.
O pai não foi trabalhar, por isso voltamos para casa e enfiamo-nos de novo na caminha. Aliás, levamos o dia todo na preguiça :)
Á noite, demos um pulinho até Almada, e fomos jantar com os «tios» Cláudia e Luís, que já tinhamos saudades.
Depois do jantar ainda deu para ir beber um cafezinho, a um barzinho com esplanada...claro (que a mami não leva a barriguinha para sitios fachados e com fumo)!


Aqui fica a foto da mami, ás 33 semanas, que tirou a «tia» Cláudia.

Adeus 2008!

Este ano que passou, foi um ano muito rico em emoções, nem todas boas e nem todas más... Foi sem dúvida, um ano diferente,um ano de crescimento e enriquecimento, enquanto pessoa.
Começou, com a recuperação de uma bronquite, que custou passar. E que pela primeira vez em 7 anos de experiência laboral, me obrigou a por baixa.
Em Maio, vi-me na condição de desempregada. Era nessa altura assistente dentária, um trabalho de que gostava muito e me ensinou bastante, tanto a nível pessoal, como professional e infelizmente, me veio ensinar muito em termos legais. Desentendimentos com a entidade patronal, levaram á não renovação do meu contracto de trabalho. Mas bati-me com unhas e dentes, e soube defender os meus interesses. Foi uma batalha ganha! Apesar da tristeza de ter perdido o meu posto de trabalho, não deixei que me prejudicassem mais!
Apesar de licenciada, aprendi muito rápido, que o meu canudo, infelizmente não me servia para nada (a não ser como enriquecimento pessoal), nunca choraminguei, e soube sempre aproveitar todas as oportunidades de trabalho que me foram surgindo. E se algo no meu currículo ajudou, não foram os 5 anos de curso, mas sim ter sido sempre trabalhadora estudante. Por isso quando o meu curso terminou, não tive medo, arregacei as mangas e depressa estava em empregada.
Mas infelizmente, desta vez não foi tão fácil... Foi assim que sempre num espírito empreendedor, aceitei entrar no projecto ERA. A 16 de Maio, entrava numa equipa excepcional! Estava preparada para tempos difíceis, pois desde que se apresenta uma casa, até ser concluída a venda, podem passar meses. E o rendimento, só chega no final...
Coincidência ou não, 16 de Maio, foi também a data da minha última menstruação! Tomava a pílula e era sempre certinha. 15 dias depois, voltava a aparecer-me a mentruação (que soube depois serem sangramentos, pois já estava grávida), o que me alertou para que algo pudesse não estar bem. Marquei uma consulta no ginecologista, que entre muitas análises, pediu também um teste de gravidez...
Os resultados demoravam, porque algumas das análises pedidas eram demoradas. Mas desde que ouvi «teste de gravidez», que a dúvida se instalou na minha mente. Assim, no Domingo de 15 de Junho, partimos rumo á farmácia para comprar o teste que mudaria as nossas vidas.
Foi na casa de banho, da nossa casa, que a palavra PAIS, ecoou bem forte, dentro de nós. Uma sensação que nunca mais nos largou...
Com a alegria instalou-se também a dúvida, a incerteza do que nos traria o futuro.. Contámos á família, que nos deu o apoio que na altura precisavamos.
Restava-me contar ao meu chefe, que apenas um mês depois de ter entrado, estava grávida. No dia 19 de Junho, e com um grande nó na garganta, lá contei. A notícia foi recebida com alegria e por entre muita brincadeira.
E foi assim que por entre o mimo destes novos amigos, o carinho da família e todo o amor do PAI, que a nossa barriga foi crescendo...
Chegamos ao novo ano com 33 semanas!!!
Sei que pela frente vamos ter um ano recheado de muitas emoções e novidades..
Aguardamos ansiosos pelo nosso tesouro mais precioso...tu meu fillho!
Por isso adeus 2008!!! Que venha o novo...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...