quinta-feira, abril 30, 2009

Sociedade Cívil - Parto natural ou cesariana

Hoje o Sociedade Cívil, foi fantástico e esclareceu muitas dúvidas.
Vimos tudo com muita atenção e até passamos pelo blog e deixamos um comentário.

Deixo-vos um excerto e o link para que também possam comentar.
bj


Portugal é o 2º país da UE com a mais alta taxa de partos por cesariana. Itália ocupa a primeira posição com 38%, seguindo-se Portugal com 33%. As cesarianas custam, em média, o dobro de um parto normal, representando custos acrescidos para o SNS. Porque é que se recorre tanto a este método, muitas vezes sem necessidade? Será exigência das mulheres que não querem sofrer? Ou os profissionais de saúde acreditam que este é um método mais seguro do que o parto natural? E o que dizer acerca da utilização de epidural ou até do parto dentro de água? Neste SC queremos também entender o porquê de nascer em casa. Que implicações envolve desta pratica? Estão mães e bebés seguros em caso de complicações pós parto?


Convidados:
Marina Moucho, Responsável do bloco de parto do Hospital de São João
Carla Guiomar, Presidente da Assembleia-geral da Associação Doulas de Portugal
Rosário Côto, Presidente da Comissão de Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros
Maria do Céu Santo, Médica Ginecologista

Quando a pele do bebé não é perfeita.

Como sabem o Tomás tem pele atópica. Inicialmente melhorou com o pandermil. Mas infelizmente, o eczema, já dá sinais de querer voltar :(
É uma situação ingrata, porque pouco há a fazer. Resume-se a tentar proteger, ao máximo, a pele do contacto com roupas ou substancias agressivas. E hidratar, hidratar muito e muito e muito!!!

Deixo-vos um texto da, Pais&Filhos, sobre problemas de pele que podem atingir os nossos filhos e como protege-los.

bjoka
À flor da pele
Texto: Paulo Oom
17 Março 2009

Poucas sensações são tão suaves como uma festa na pele de um bebé. Para muitos pais, este é mesmo um indicador do estado de saúde do filho.
Apesar dos esforços e de toda a boa vontade, há ocasiões em que a pele sofre alterações que preocupam os pais e que os levam a procurar saber como actuar.

DERMATITE SEBORREICA («CROSTA»)

A dermatite seborreica é mais conhecida dos pais pelo termo popular de «crosta láctea». Manifesta-se pelo aparecimento de escamas pequenas e amareladas que atingem principalmente a cabeça do bebé, mas que podem também existir sobre as sobrancelhas e mesmo nas pregas das orelhas.
Na maior parte dos casos, o bebé nada manifesta nos primeiros dias ou mesmo meses de vida. Mas, a certa altura, começam a aparecer no couro cabeludo umas escamazinhas amareladas que tornam a aparência do bebé muito menos agradável. Pior que isso, a lavagem da cabeça com o sabonete líquido ou mesmo um champô para bebés nada resolve e as escamas amareladas persistem dias a fio, muitas vezes até aos seis meses.
A principal coisa que os pais devem saber é que estas escamas nada têm de mal, só mesmo o seu aspecto. A segunda coisa a saber é que a forma de se livrar delas também é fácil. Nalguns casos, basta a aplicação de um óleo ou vaselina para amolecer as crostas que depois saem no banho em poucos dias. Noutros casos, é necessária a aplicação de um creme especial que se compra nas farmácias e que, aplicado todos os dias, vai dissolver as crostas lentamente até desaparecerem por completo.

ECZEMA INFANTIL (ECZEMA ATÓPICO OU DERMATITE ATÓPICA)

A palavra eczema tem um significado muito vasto e quer dizer que existem zonas da pele que estão irritadas, ou seja, vermelhas, o que provoca muita comichão. Existem muitos eczemas, mas aquele de que vamos falar é o chamado «eczema infantil», que aparece nas crianças mais pequenas, muitas vezes poucos meses após o nascimento. Em 80 por cento dos casos, manifesta-se durante o primeiro ano de vida, e praticamente sempre antes dos cinco anos.

Em Portugal, estima-se que dez por cento das crianças sejam atingidas por esta patologia, mas, desta percentagem, apenas um a dois por cento das crianças sofre de queixas graves. Muitas pessoas também lhe chamam «eczema atópico» ou «dermatite atópica», mas a palavra «atópico» só deve ser usada quando a causa do eczema é uma alergia, o que nem sempre se consegue provar. O eczema surge em algumas crianças que têm a pele mais sensível e nem sempre significa alergia. Na realidade, muitas destas crianças que realizam testes de alergia obtêm resultados negativos. A hipótese de ser de causa alérgica é maior se um ou ambos os pais também tiverem algum tipo de alergia.

É um problema muito frequente e que incomoda muito as crianças e os pais. A criança com eczema infantil apresenta uma pele avermelhada, seca e tem muita comichão, o que faz com que esteja muitas vezes a chorar. No início, a pele mais atingida é a da face, incluindo as bochechas e a testa. Mas, com o evoluir do tempo, pode afectar também todas as zonas onde existem pregas, como o pescoço, os braços e as pernas.

A tendência é para o problema melhorar à medida que a criança cresce e, em 90 por cento dos casos, desaparece até aos cinco ou seis anos de idade. Mas algumas crianças podem manter estas queixas até à adolescência, ou mesmo a idade adulta.

Algumas atitudes práticas podem ajudar a minimizar a situação:
1 - Não dar banho com demasiada frequência, com muito sabão ou esfregando muito a pele. Pelo contrário, o banho deve ser rápido, sem muito sabão e com água morna e é sempre preferível o duche ao banho de imersão.2 - Aplicar com regularidade creme ou óleo hidratante, de preferência logo após o banho, com a pele ainda húmida.3 - Evitar loções ou perfumes com álcool, pois ajudam a secar a pele do bebé.4 - Não vestir roupas de lã ou fibra a crianças pequenas. A roupa deve ser 100% de algodão.5 - Não expor as crianças a muito calor ou muito frio.6 - Manter as unhas da criança bem cortadas para que a criança não arranhe a pele se tiver comichão nas zonas mais irritadas.7 - Se existe uma causa alérgica, evitar o contacto da criança com aquilo que lhe provoca a irritação da pele, seja o pó, os ácaros ou alguns alimentos.8 - Pode ser necessário o uso de um antihistamínico para aliviar a comichão.9 - Os cremes com corticóides são de evitar e devem ser sempre usados apenas quando recomendados pelo médico.

URTICÁRIA

A urticária corresponde a uma reacção alérgica que se manifesta na pele pelo aparecimento súbito de grandes manchas avermelhadas que assustam imediatamente os pais. A criança sente-se desconfortável e queixa-se habitualmente de muita comichão. Nos casos mais graves, estas manchas podem ser acompanhadas por outras queixas, principalmente respiratórias, como pieira ou falta de ar.

As suas causas podem ser variadas, mas os implicados são geralmente um alimento, um medicamento ou uma picada de insecto. A urticária deve ser tratada com vigor para não deixar que a reacção alérgica se estenda e progrida com resultados perigosos para a saúde da criança. O tratamento deve ser sempre orientado por um médico e pode incluir, entre outros, a utilização de um anti-histamínico e de corticóides.

IMPÉTIGO

Os médicos dão o nome de «impétigo» a uma infecção da pele. Esta infecção surge habitualmente como consequência de alguma lesão já existente na pele, como por exemplo uma ferida, que infecta se não for cuidadosamente desinfectada. Noutros casos, a pele está doente, como acontece no eczema infantil, na varicela ou na sarna, situações em que a criança coça a pele. Ao coçar, vai ferir a pele e as bactérias aproveitam e provocam a infecção.

A infecção começa geralmente por umas pequeninas bolhas que rapidamente rebentam sendo cobertas por crostas amareladas. Como estas lesões também provocam comichão, a criança coça as zonas infectadas e, ao passar a mão por outras zonas do corpo, vai passando a infecção de zona para zona, contribuindo para alastrar a doença.Estas situações são habitualmente pouco importantes, mas se não forem tratadas e evoluírem podem ter consequências graves.

Logo desde o início, as zonas infectadas devem ser desinfectadas com desinfectantes adequados. Um banho com água morna pode ajudar a amolecer as crostas, que depois podem ser removidas com cuidado, passando uma toalha. É necessário utilizar um antibiótico em forma de pomada que deve ser aplicado 2 a 3 vezes por dia. Nos casos mais graves, pode ser necessário dar um antibiótico em forma de xarope.

ACNE

Se os problemas de pele nas crianças mais pequenas incomodam principalmente os pais, na adolescência o acne constitui para muitos jovens uma verdadeira tortura. Não existem ídolos do cinema ou da canção cheios de borbulhas e a imagem que qualquer adolescente quer transmitir de si mesmo inclui tudo menos uma pele com acne. Pelas suas possíveis consequências, principalmente psicológicas, o acne não deve ser desvalorizado, mas, pelo contrário, tratado com vigor.O adolescente com acne apresenta uma pele oleosa e brilhante onde abundam bactérias que são as responsáveis pelo aparecimento dos «pontos negros» e das «borbulhas» vermelhas que podem ficar cheias de pus, principalmente se forem espremidas.

O tratamento é difícil, mas possível. Em último caso, pode sempre ser atenuado, permitindo que o adolescente leve uma vida normal sem sentir necessidade de se isolar por considerar o seu aspecto repugnante. O tratamento é realizado com a ajuda de medicamentos locais, que se aplicam directamente sobre a pele, ou gerais, como comprimidos, e deve sempre ser orientado por um especialista.

EM CONCLUSÃO

A pele do bebé e da criança deve ser estimada e tratada com todo o cuidado. Apesar de muitos pais fazerem o que acham ser melhor para a pele dos seus filhos, muitas vezes as atitudes não são as mais correctas. Como vimos, apesar de todos os cuidados, podem surgir problemas e as medidas para os resolver são, regra geral, muito simples. No outro extremo da Pediatria, o adolescente pode também necessitar de cuidados especiais com a sua pele. O Pediatra está apto a resolver todas estas situações e, nos casos mais graves, pode sempre contar com a ajuda de um dermatologista.

quarta-feira, abril 29, 2009

Somos capa de revista!!!

Vejam lá se não estamos tão giros!!! :) :)


Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com





Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com





Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com


Brincadeiras, conversetas e sorrisos marotos...

...foi como comecei hoje o dia.
O meu pipoca acordou muito bem disposto. E começou logo a querer brincar.
Tirei-o da caminha dele, para a nossa, e desatamos os 2 na macacada!
Ele esticava as perninhas, dava aos bracinhos, levantava as perninhas para cima.
A mamã fazia-lhe coceguinhas, dava beijinhos na barrigota, apertava-lhe o nariz. Muitos beijinhos nas orelhinhas e nas bochechinhas. Depois aperto-o contra mim, solto-o, volto a apertá-lo.É tão bom...
Pelo meio, vem a converseta...
-A mamã gosta tanto de ti, gostas da mamã?
-ahm ahm
-És tão lindo filho! Cheiras tão bem!
-ahm ahm
- Vou roubar o teu nariz1
-Uhmmmm!!! (gargalhadas- agarrei-lhe o nariz)
-És o doce da mamã!( bjinhos no pescoço)
-EHHEHH

É tão bom começar o dia assim!
Até posso estar cansada, ter dormido pouco. Mas quando estamos juntos na brincadeira, tudo passa..
Ele ri e com os ahm, ehh e uhmm, sei que está a dizer que gosta de mim, que confia em mim!

Adoro-te filho! Não há nada igual, ao que sinto por ti!

terça-feira, abril 28, 2009

Nasceu o SANTIAGO

Nasceu o Santiago da mamã Li1974 às 20 horas e 03 minutos de 27 de Abril na maternidade Daniel de Matos em Coimbra.
É lindo e desejamos-lhes as maiores felicidades.
bjinhos
Podem segui-los em:

Teste do pezinho

Sabiam que já é possível saber o resultado do teste do pezinho na net? Consultando o site http://www.diagnosticoprecoce.org/, 4 semanas após a picada, e introduzindo o código de barras, que vos entregaram no centro de saúde, podem então conhecer os resultados. O resultado será sempre dado em termos de "Normal" ou "Em curso". Atenção que o "Em curso", não significa que existam problemas, pode simplesmente significar, que a colheita ainda está sujeita a análise. Só serão contactados os pais, se as análises não forem normais, ou se houver necessidade de nova análise laboratorial. Neste site podem também encontrar informações, sobre as doenças que este teste rastreia.

Os papás já nem se lembravam disso. Mas fomos ver o resultado e está tudo bem :)

Aumento da Natalidade

Em 2008, em Portugal, nasceram mais 3349 bebés do que em 2007, segundo os números do Instituto de Genética Médica Jacinto Magalhães, no Porto, citados pelo Público.

No total, a instituição fez 105 437 “testes do pezinho” em 2008, enquanto em 2007 apenas tinha realizado 102 492. Estes números representam o regresso aos valores de 2006 (105 514) e é o primeiro aumento de nascimentos desde 2000.

Os “testes do pezinho”, que se realizam apenas no Instituto de Genética Médica Jacinto Magalhães, constituem um indicador muito fiável das oscilações da natalidade em Portugal, uma vez que cobrem 99,6 por cento dos nascimentos.

Os especialistas ouvidos pelo Público hesitam em relacionar este aumento da natalidade com os novos incentivos anunciados pelo Governo, como o abono de família em função do número de filhos e atribuição do subsídio durante a gravidez.

A socióloga Vanessa Cunha, investigadora do Instituto de Ciências Sociais, acredita que pode, antes, antes ser consequência do baby boom dos anos 70, o que faz com as mulheres nascidas nessas altura estejam agora em idade reprodutiva. Algumas foram adiando a maternidades para idades mais tardias. Além disso, a investigadora sublinha o impacto dos nascimentos dos filhos dos imigrantes.

Fonte: Pais&Filhos

segunda-feira, abril 27, 2009

Hora de dormir

Quem disse que os bebé dormem em média 16horas, de certo que ainda não conhecia o Tomás...

Este pipocas recusa-se a dormir, quer estar sempre no laréu.
Ultimamente, acorda ás 7h e já só volta a adormecer por volta das 17h. Dorme até o papá chegar a casa. E depois só volta a pegar no sono, já vencido pelo cansaço.
É que para adormecer é preciso cansá-lo. Só que este nino, tem muita energia. Há que lhe cantar, fazer-lhe macacadas, cocegas, brincar com ele, fazer ginástica aos braços e pernocas.
E mesmo assim, muitas são as vezes, que já quase a dormir, arregála os olhos para mais brincadeira.
E se o deitamos, e se dá conta que não estamos lá, é berreiro na certa.
As avós bem tentam o velho truque do colinho, embalar e cantar, mas com o Tomás não resulta.
Colo só em pé, porque o rapaz quer ver o mundo!! E dormir ao colo, só se já muito cansado se deixa dormir com a cabeça nos nossos ombros. Ou então "sentado" nas nossas pernas com a cabeça encostada ao peito.
Mas de noite nem nos podemos queixar. É que após tanta macacada, o sr. pipocas dorme 6 e 7 horas seguidas. Acorda uma vez para mamar e quase sempre volta a adormecer na mama.
Os dias é que são passados num rebuliço!

Miminhos







Estes miminhos vieram da Sofia http://www.acegonhacorderosa.blogspot.com/.
O blog é um verdadeiro miminho, e nós recomendamos.
Convidamos todos os que nos leiam a levar, para os vossos cantinhos, estes miminhos.
bjokas

sábado, abril 25, 2009

Primeira saída sem o Tomás

Desde que nos conhecemos, que temos por tradição ir a Almada, ver as festividades do 25 de Abril.
A festa é sempre de 24 para 25, e continua pela madrugada, tal e qual como na revolução.
Gostamos principalmente, do fogo de artificio, que começa á meia-noite e dura sempre vários minutos.
Este ano, também fomos. Claro que todo o barulho e confusão que se gera nesta altura, não é o melhor para um bebé de 2 meses. Por isso levar o Tomás, estava fora de questão.
Assim, ontem, foi a primeira vez que os papás saíram sem o seu filhote. Fomos deixá-lo com a avó Lena, que mora pertito e lá fomos nós.
O plano era ver o fogo de artifício e o concerto dos Da Weasel. Deixei com a minha sogra leitinho suficiente.
Mas depois do fogo de artifício, as saudades já eram tantas que decidimos ir buscá-lo. Só nos separamos dele por 2horas, mas ligámos vezes sem conta para saber se estava bem.
Afinal parece que ainda não estamos prontos para sair sem ele...ai ai, estes pais galinhas! :D

(PS: a foto é do balão que comprámos ao Tomás)

sexta-feira, abril 24, 2009

Tão simples como por gasolina

Ainda á tão pouco tempo a mamã Sofia, escreveu um post sobre um bebé sozinho num carro em frente á cresce da filha (http://acegonhacorderosa.blogspot.com/2009/04/tive-que-olhar-duas-vezes.html). Comentei dizendo que era incapaz de deixar o meu bebé sozinho.
Mas á situações que nos fazem engolir o que dizemos...ah pois é!!!
Todas nós adoramos os nossos filhos, e de certeza que nenhuma de nós os sujeitaria a situações que os pusessem em risco. Mas infelizmente, existem situações que fogem do nosso controlo. E cada vez mais ouvimos falar de situações, em que as vítimas foram bebés.
Não acredito que em algum dos casos noticiados os pais tenham agido conscientes de que algo poderia ter corrido mal. Mas infelizmente correu...
Tudo isto, para contar uma situação, simples, mas que me colocou, numa situação ambígua, e sem saber como proceder.
Como o meu carro tem estado na oficina, já há muito que não conduzia.
Ontem depois do meu marido o ter ido buscar, decidi levar o pipocas a casa dos avós. Pelo caminho necessitei de por gasolina. Simples não é??
E agora, como fazer para pagar? Levo o meu filho comigo, ou deixo-o no ovinho, dentro do carro?
O meu instinto de mãe, diz-me para o levar. Mas o meu espirito prático, diz-me para o deixar. Afinal, são só 2 minutos e estou sempre a vê-lo. Montar e desmontar o ovo, leva mais tempo, do que ir pagar sozinha.
Decidi deixá-lo e ir pagar, fechei o carro á chave..
Claro que tudo correu bem. Mas fiz o que tinha prometido a mim mesma, não fazer. Deixá-lo sozinho.
Se noutros tempos, talvez a situação nem fosse problema. Mas hoje com o carjaking, nada é seguro ou fiável.
Mais uma prova para mim, de que é super fácil falar, porque as coisas podem sempre correr mal e não só para os outros.
Ah que meditar bem nestas situações. Mãe prevenida e precavida, vale por duas...
bjoka

quinta-feira, abril 23, 2009

Actualizações/ Protecção

O nosso bloguinho, anda a ser actualizado, para que se adequar melhor, ao que está destinado.
A gravidez foi um periodo lindo, mas já passou...o meu filhote está a crescer. Assim ando a arrumar as "prateleiras" do blog. A tirar o que já não faz falta e a substituir por outras, que dizem respeito ao desenvolvimento do Tomás.
Decidi também, que apesar do meu filhote ser lindo (mamã babadona), este blog vai deixar de ter fotos muito explícitas, quer do Tomás, quer da sua família. Respondendo assim ao alerta, que tem vindo a ser feito, por algumas amigas bloguistas. E também, porque é essa a condição do papá, para que este blog possa continuar.
Uma bjoka para todas.

recomendo que leiam:
http://osmilagresacontecem.blogspot.com/2009/04/recomendacao.html

quarta-feira, abril 22, 2009

Deitados juntinhos, mimos e mamoca.


Ontem estava tão cansada, que durante a noite dei de mamar ao Tomás deitada.

Desde que saí da maternidade que não o fazia. Achava que não dava muito jeito.

Estava redodamente enganada. Desde que pegue bem, é super confortável, relaxante e muito ternurento. Pois o corpinho do meu bebé fica muito mais em contacto com o meu.

Gostei, tem vantagens e por isso acho que vou adoptar esta posição para as noites.

bjs

Só para a mamã

Hoje foi o dia da minha consulta pós-parto. O pipoca ficou na caminha com o papá, e lá fui eu bem cedinho para a clínica.
Acreditam, que sem a barriguinha e sem o meu Tomás, nem me conheceram...lol. Perguntaram-me se estava grávida e se era a 1ª vez que lá ia.. :D :D
Ao menos o Dr. reconheceu-me, deu-me logo os parabéns e perguntou pelo pipocas, quer conhece-lo. Volto la daqui a 1 mes, e dessa vez levo-o comigo.
Está tudo bem, a mamã está pesadota, mas também já sabia :)
Agora vou fazer os exames do costume e volto lá daqui a 1 mês.

Depois aproveitei para ir ás compras. Mas desta vez só para mim. É que desde que o Tomás nasceu, tive de continuar a usar as minhas roupitas de gravida. É que as outras, fora umas blusitas, não me servem.
Adorei estar grávida, mas acho que já chega. É que como ainda se nota barriguita, ainda me dão os parabéns na rua...lol.
Assim comprei umas calcitas, blusitas e até uns sapatitos de salto alto ( para me ver livre dos mocassins e dos ténis).
Ah pois, que ser mamã é acima de tudo ser mulher! Uma mulher vaidosa...hihihihih!!!!
bjs

terça-feira, abril 21, 2009

Pele Atópica II

Hoje termina o tratamento com o pandermil. E realmente a carinha do meu bebé está muito melhor. Já não se nota nada e a pele voltou a estar lisa e macia.
Agora tenho de substituir o pandermil pelo Lutsine Xeramance, que é uma loção hidratante. Vai ter de usar um bom hidratante todos os dias.
Esperemos que a dermatite não volte. Em príncipio, só volta ao pediatra aos 3 meses. Mas o médico foi espetacular, disse-nos que se não passasse após os 6 dias, para irmos ter com ele, para o Tomás ser encaminhado para um dermatologista. Mas acho que não vai ser preciso :)
bjs

domingo, abril 19, 2009

Não deixes o teu bebé a chorar

MOVIMENTO INTERNACIONAL NÃO DEIXE O SEU BEBÊ CHORANDO !

Homens e Mulheres, pesquisadores e profissionais de saúde que trabalhamos em distintos campos da vida e do conhecimento, mãe e pais preocupados com o mundo em que nossos filhos e filhas vão crescer, cremos que é muito necessário nos manifestarmos.
Concordamos que é frequente que os bebês de nossa sociedade ocidental chorem, porém não é certo que "seja normal". Os bebês choram sempre por algo que lhes produz mal estar: sono, medo, fome, frio, calor... além disso, da falta de contato físico com sua mãe ou outras pessoas do seu entorno afetivo.

O choro é o único mecanismo que os lactentes tem para nos comunicar sua sensação de mal estar, seja qual for a razão do mesmo; nas suas expectativas, no seu continuum filogenético não está previsto que este choro não seja atendido, pois não tem outro meio de avisar sobre o mal estar que sentem nem podem por si mesmos tomar as medidas resolve-lo.
O corpo do recém nascido está desenhado para ter o seio materno tanto quanto necessita, para sobreviver e para sentir-se bem: alimento, calor, apego; por esta razão não tem noção da espera, já que estando no lugar que lhe corresponde, tem a seu alcance tudo que necessita; o bebê criado no corpo a corpo com a mãe desconhece a sensação de necessidade, de fome, de frio, de solidão, e não chora nunca. Como afirma a norte-americana Jean Liedloff, na sua obra The Continuum Concept, o lugar do bebê não é no berço, na cama, e nem no bebê-conforto, senão no colo materno.

Isto é o melhor durante o primeiro ano de vida; e nos dois primeiros anos de forma quase exclusiva (por isto a antiga famosa "quarentena" das recém paridas). Depois, os colos de outros corpos de familiares podem ser substitutos por alguns momentos. O próprio desenvolvimento do bebê indica o fim do período simbiótico: quando se chega a determinados graus de desenvolvimento neuro-psico- motor e o bebê começa a sentar, depois a engatinhar e por fim a andar. Ou seja, pouco a pouco vai tornando-se autônomo e a desfazer este estado simbiótico.
A verdade é óbvia, simples e evidente.O lactente toma o leite materno idôneo para seu sistema digestivo e além disso pode regular sua composição com a duração das mamadas, com a qual é criado no peito de sua mãe sem ter uma série de problemas infecciosos, alérgicos...

Quando chora e não se atende, chora com mais e mais desespero porque está sofrendo. Há psicólogos que asseguram que quando se deixa de atender o choro de um bebê depois de três minutos, algo profundo se quebra na integridade deles, assim como na confiança em seu entorno.
Os pais, ainda que sejam educados na crença de que "é normal que os bebês chorem" e que "há que deixá-los chorar para que se acostumem", e por isto estamos especialmente insensibilizados para que seu pranto não nos afecte, as vezes não somos capazes de tolera-lo. Como é natural, se estamos um pouco perto deles, sentimos seu desespero e o sentimos com nosso sofrimento. Revolvem nossas entranhas e não podemos consentir com a sua dor. Não estamos de todo deshumanizados. Por isto os métodos condutistas propõem ir pouco a pouco, para cada dia agüentar um pouquinho mais este sofrimento mútuo. Isto tem um nome comum, que é a "administração da tortura", pois é uma verdadeiro suplício que infligimos aos bebês quando fazemos isto, e também a nós mesmos, por mais que estas sejam normas de alguns pedagogos e pediatras.

Vários pesquisadores americanos e canadenses (biólogos, neurologistas, psiquiatras, etc.), na década de 90, realizaram diferentes investigações de grande importância em relação a etapa primal da vida humana; demonstraram que o contato pele a pele, do bebê com sua mãe e demais familiares mais chegados, produz moduladores químicos necessários para a formação de neurônios e do sistema imunológico; em fim, que a carência de afeto corporal transtorna o desenvolvimento normal das criaturas humanas. Por isto os bebês, quando os deixamos dormir sozinhos em seus berços, choram reclamando o que por sua natureza lhes pertence.

No Ocidente se criou nos últimos 50 anos uma cultura e uns hábitos, impulsionados pelas multinacionais, que elimina este corpo a corpo da mãe com a criança e deshumaniza o cuidado: ao substituir a pele pelo plástico e o leite materno por um leite artificial, se separa mais e mais a criatura de sua mãe. Inclusive se fabrica modelos de "walkyes talkys" (babás eletrônicas) especiais para escutar o bebê de habitações distantes das dos pais. O desenvolvimento industrial e tecnológico não se coloca a serviço das nossas crias, chegando a robotização das funções maternas a extremos inimagináveis.

Simultaneamente a esta "puericultura moderna", se medicaliza cada vez mais a maternidade; o que tenderia a ser uma etapa prazerosa de nossa vida sexual, se converte em uma penosa enfermidade. Entregues aos protocolos médicos, as mulheres adormecem a sensibilidade e o contato com seus corpos, e se perde uma parte de sua sexualidade: o prazer da gestação, do parto e da extero-gestaçã o – o colo e a amamentação. Paralelamente as mulheres decidiram pelo mundo do trabalho e profissional masculino, feito pelos homens e para os homens, e que portanto exclui a maternidade; por isto a maternidade na sociedade industrializada ficou encerrada no âmbito do doméstico e do privado. Contudo, durante milênios a mulher realizou suas tarefas e suas atividades com seus filhos pendurados a seus corpos, como todavia ocorre nas sociedades ainda não ocidentalizadas. A imagem da mulher com seus filhos deve voltar aos cenários públicos, aos locais de trabalho sob pena de comprometer o futuro do desenvolvimento humano.

A curto prazo parece que o modelo de criação robotizado não é daninho, que não é nada demais, que as crianças sobreviverão; porém pesquisadores como Dr. Michel Odent (1999 - .primal-health.org ), apoiando-se em diversos estudos epidemiológicos, tem demonstrado a relação direta entre diferentes aspectos desta robotização e doenças na idade adulta. Por outro lado, a violência crescente em todos os âmbitos tanto públicos como privados, como tem demonstrado a psicóloga suiço-alemã Alice Miller (1980) e do neurofisiólogo americano James W. Prescott (1975), por citar somente dois nomes, também procede do mal trato e da falta de prazer corporal na primeira etapa da vida humana. Também há estudos que demonstram a correlação entre a dependência às drogas e os transtornos mentais, com agressões e abandonos sofridos na etapa primal. Por isto os bebês choram quando sente falta do que lhes tiraram; eles sabem o que necessitam, o que lhes corresponderia neste momento de suas vidas.

Deveríamos sentir um profundo respeito e reconhecimento ao choro dos bebês, e pensar humildemente que não choram porque sim, ou muito menos, porque são "manhosos"... Elas e eles nos ensinam o que estamos fazendo de incorreto.
Também deveríamos reconhecer o que sentimos em nossas entranhas quando um bebê chora; porque podem confundir a mente, porém é mais difícil confundir a percepção visceral – nossos instintos. O local do bebê é o nosso colo: nesta questão, o bebê e nossos instintos estão de acordo, e ambos tem suas razões.

Não é certo que dormir com os nossos filhos ("co-lecho") seja um fator de risco para o fenômeno conhecido como Síndrome da Morte Súbita. Segundo The Foundation for the Study of Infant Deaths, a maioria dos falecimentos por "morte súbita" se produz quando os lactentes estão no seu berço. Estatisticamente, portanto, é mais seguro para o bebê dormir na cama com seus pais que dormirem sozinhos (Angel Alvarez – .primal.es).

Por tudo que expomos, queremos expressar nossa grande preocupação com a difusão do método proposto pelo neurólogo E. Estivill em seu livro Duérmete Niño ou na edição em português: NANA NENÊ (baseado por sua vez no método Ferber divulgado nos EUA), para fomentar e exercitar a tolerância dos pais ao choro de seus bebês; se trata de um condutismo especialmente radical e evidentemente nocivo, tendo em conta que o bebê está ainda em uma etapa de formação. Não é um método para tratar os transtornos do sono, como se apresenta, senão para submeter a vida humana em sua mais tenra idade. As gravíssimas conseqüências deste método, tem começado a aparecer.

Necessitamos de uma cultura e uma ciência para uma educação de nossos filhos que seja compatível com a natureza humana, porque não somos robôs, senão mamíferos que sentimos e sofremos quando nos falta o contato físico com aqueles que amamos. Para contribuir com este movimento, para que teu filho ou tua filha deixe de sofrer já, e se sentes mal quando escutas chorar o seu bebê, atenda-o, pegue-o em seus braços para entender o que ele está solicitando; possivelmente seja só isto o que ele queira e necessita, o contacto com o seu corpo. Não o negues.

Quando um recém nascido aprende em um berçario que é inútil gritar... Está sofrendo sua primeira experiência de submissão e abandono.
Michel Odent
http://aquihabebe.blogspot.com/2007/11/movimento-internacional-no-deixe-o-seu.html

Infantário

Os papás pensavam ser cedo, para começar a ver infantários. Como estávamos enganados...Depois de muito procurar e depois de fazermos muitas contas á vida já temos infantário para o Tomás. Mas só vai em Setembro, que é quando há a vaga.
Assim ainda tenho 2 meses com o meu docinho, depois fica com a madrinha até Setembro.
Ainda falta e nem quero imaginar as saudades que vou ter...

1ª viagem de comboio

Ontem o bebé andou pela 1ª vez de comboio. Teve de ser, o papá levou o popó para a oficina, como já tinhamos combinado em ir ver a avó Lena, metemo-nos no comboio e lá fomos. Correu bem o pipocas dormiu a viagem quase toda, embalado pelo movimento do comboio.

sexta-feira, abril 17, 2009

Pele Atópica

Nesta consulta dos 2 meses, o pediatra, informou-nos que o pipoca têm pele atópica :(
Começou, há cerca de 3 semanas atrás, com umas manchinhas vermelhas nas bochechas. Na altura até pensei que fosse da chucha, porque a chucha era de plastico e como ele se deixava dormir com ela, pensei que fosse da baba e da chucha a roçar na cara. Nesse dia á noite, já as manchas tinham evoluído para bolhinhas e deitavam líquido. Mudei de chucha, comprei-lhe uma chucha toda de borracha. Mas não melhorou, pelo contrário, 2 dias depois já se tinha espalhado pelas bochechas, sobrancelhas, testa e orelhas. E agora até já nos ombros tem!
Ainda pensei que fosse crosta láctea, porque simultaneamente, surgiu-lhe a crosta láctea na cabecinha.
Começámos a ficar realmente preocupados, quando nos apercebemos que ele se coçava, tanto na cabeça, como na cara, de tal forma que fazia feridas :(
Fomos á fármacia, ver se nos aconselhavam um creme, completamente convencidos que era crosta láctea. Na fármacia aconselharam um hidratante, pois nesta fase já a pele se apresentava muito seca e escamosa.
Chegou finalmente o dia da consulta, e pusemos logo essa questão ao pediatra. Disse-nos logo, que na cabecinha era seborreia (crosta láctea), mas que na cara tinha todo o aspecto de dermatite atópica. Perguntou-nos se algum de nós tinha asma ou rinites alérgicas, e logo por azar temos os 2 rinite e sinusite. Parece, que a pele atópica é uma manifestação alérgica e que mais tarde pode evoluir para asma, bronquites ou rinites alérgicas :(
Receitou-nos Pandermil, que é um hidrocorticóide, para aplicar nas lesões. E aconselhou-nos a mudar de hidratante, para o Lutsine Xeramance, que é para peles extremamente secas e com tendência atópica.
Estou proibida de comer chocolate, morangos, laranjas e ovos. E tenho de reduzir o leite que bebo para apenas um copo. Porque o bebé pode ser alérgico a estes alimentos, e as substancias passam para o leite materno.
Para a crosta láctea, apenas me disse para continnuar o que já fazia, que é aplicar oleo de bebé ou de amendoas doces, na cabecinha 1hora antes do banho. Pentear o cabelinho com pente fino, no sentido contrário ao creschimento e depois lavar a cabecinha com champoo.
Hoje já notei algumas melhoras na carita, é o 2º dia que lhe aplico a pomada. Espero que resulte...mas também sei que se realmente for pele atópica, estas crises vão voltar a surgir :( Esperemos que não...

terça-feira, abril 14, 2009

2 meses!!!!



O meu pipocas já tem 2 meses! Está tão lindo e grande.
Este mês passou tão rápido.

Conquistas:
Dá gargalhadas, quando brincamos com ele.
Brinca com o mobil da espreguiçadeira.
Faz força nas pernas, para se manter em pé,não gosta de estar ao colo deitado, nem para adormecer.
De bruços levanta a cabeça para olhar para nós e mantém a posição muito tempo.
Adoptou o Nattou (ursinho da foto), para dormir e brincar. Vemos-o muitas vezes a "mamar" no nariz e orelhas do ursito :) Não o larga nem por nada...nem quando mama..lol.
Cresceu 3 cms (57.5cms) e engordou 700g (4840g).
Dorme 6 horas seguidas á noite!!!!!! Yupi!!!!!!
Voltou á amamentação em exclusivo. :) :)

Mas nem tudo foi bom. Neste mês fez uma pequena cirurgia ao freio da língua. Que resultou muito bem.
Diagnosticaram-lhe dermatite atópica :( Falamos num próximo post.

Mas pronto o nosso menino é lindo e maravilhoso. E eu somos doidos por ele :D

sexta-feira, abril 03, 2009

Já brinca :)

Tou doida, muito doida!!!! Pus o arco com os bonecos na espreguiçadeira do Tommi, só para ele se entreter a olhar para eles. Mas ele aprendeu que servem para brincar!!! Tou tão babada!! Abana-os, puxa-os, da-lhes murros para ouvir a música. Tá com os olhos muito abertos e ri!!! já ta nisto, há quase 1hora e eu claro já fiz uma data de vídeos para mostrar ao papá :)

O meu filhote é o máximo:) :) :D

quarta-feira, abril 01, 2009

Consulta de Peso

Hoje fomos com o nosso bonequinho lindo, á consulta do peso. O nosso fofinho já pesa 4700g!!!! Está tão lindinho, com os bracinhos e as perninhas gorduchinhas. Mesmo querido!! Depois como era cedo, o papá e o pipoca voltaram para a caminha. E o papá diz, que quando lhe deu uma beijoca no pescoço, o Tomás deu uma gargalhada! Será que o meu lindinho, já ri ás gargalhadas?? A mamã ainda não viu, mas tou doida para ver :)
Estou tão feliz, pela cirurgia ter resultado tão bem. Agora o meu bebé mama bem e desenvolve-se bem, só com a maminha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...