terça-feira, junho 30, 2009

Vantagens de ter um baby...

... e a vantagem, hoje foi:
Passar á frente de 100 pessoas na Segurança Social!!!
Despachei-me em 5 minutos, com a senha das prioridades!
Vivam os bebés!!! lol :)

Ehehehe, ja esta ca fora um dentito!

Pois é, um dos dentitos do Tomás já rompeu a gengiva e já cá está fora :)
Agora já só falta o outro maroto, romper também.
Não tem tido febrinha, e anda bem disposto.
Claro que continua a babar-se imenso, e tudo que apanha leva á boca. Mas já não anda tão aflito como andava.
E os vossos filhotes, com que idades romperam os primeiros dentinhos?
bjokas

Dúvidas de mamã.

Com a sopinha, o Tomás suja imensa roupa. O problema é que na máquina não sai nada e já tenho imensas peças manchadas. Eu ainda as passo por água para tirar o maior, mas não resulta. Tenho algum receio de por algumas peças na lixivia, mas acho que talvez seja a solução.E voçês, como resolveram o problema das nódoas?

quinta-feira, junho 25, 2009

Picnick programa facil de edição de imagens

A pedido de uma amiguinha, e para todos a quem faça falta, aqui fica o passo a passo, de um programa super simples e rápido de usar.

O http://www.picnik.com/, é um programa de edição de imagens online, o registo é gratuito. Tem muitas funcionalidades, e é tão rápido que podem estar a escrever o vosso post e a preparar a foto neste programa, sem perder muito tempo.

Neste passo a passo, vou ensinar-vos a marcar as vossas fotos, para que sejam inuteis, para pessoas menos bem intencionadas.
Atenção que este programa não protege contra a cópia, a foto é que fica "estragada", para outras utilizações, pois fica marcada, com o nome do vosso blog ou com o que queiram.

Clicar em todas as imagens para aumentar






1º Façam o registo no picnik, e façam o upload (carreguem a foto), da foto que pretendem editar.








2º Depois da foto carregada, cliquem em criar, cliquem onde diz " texto". Escolham o tipo de letra que querem usar. Escrevam na caixinha, o vosso texto. E façam adicionar.









3º O texto aparece sempre a branco, para alterar cor, clicar na cor desejada, na caixinha das cores.Para alterar a posiçao do texto, cliquem na rodinha cinzenta, que esta na caixa do texto, para alterar o tamanho das letras, arrastar o cursor que diz tamanho.







Se em vez de uma cor sólida, quiserem que seja apenas uma marca muito esbatida, deslocar o cursor que diz atenuar, até ficar como querem.













5º Para salvar, clicar em salvar. Alterar sempre o nome da foto, se não vão perder a foto original.






6º E estão prontas a usar as nossas fotos. Aqui ficam os resultados.
Foto com marca solidaFoto com marca esbatida, ou a chamada marca de água. (geralmente chama-se marca de água, quando a marca para além de esbatida tem cor branca ou cinza, aqui fiz com o rosa para ser mais visisvel).

Dica: explorem o programa porque tem muito mais para oferecer.
Espero que tenham achado fácil e que o passo a passo vos aiude.Qualquer dúvida, contactem.
bjokas

quarta-feira, junho 24, 2009

Sopa de alface x sopa de nabiças

Ok, sopa de alface 0 - sopa de nabiças 1.
Pois é eu que pensava que o rapaz ia odiar a sopa de nabiças, adorou! Comeu tudo, inclusive a fruta.
E a sopa de alface, que pensava que não ia ser problema, o miúdo afinal não gosta, faz birra, esperneia, chora e não come.
Claro que eu devia ter dado sopinha de alface ao bekas durante 4 dias, mas dei no Sabado, fez birra, dei no Domingo, fez birra e ontem simplesmente recusou-se a comer.
Hoje não fui de modas, saltei a sopa de alface e fiz-lhe sopa de nabiças. Está aprovadíssima.
Agora daqui a 4 dias é a sopa de agrião, á partida, eu diria que não vai gostar, mas depois de o ver comer a de nabiças tão satisfeito, o melhor é estar calada.

O meu truque para comer quando não gosta: junto a maçã triturada á sopa. Eu sei que devia dar em separado, para ele se habituar aos sabores. Mas se o miudo não gosta da alface e se com a maçã misturada come. Então pronto...o importante é que coma e tenha a barriga cheia!

Digo-vos que a sopa é fenomenal! Eu dou a sopa ás 12h. O bekas cai para o lado com sono e só volta a querer comer por volta das 18h30/19h. Isto porque muitas vezes é quando acorda da bela soneca.
Barriguinha cheia é o que dá!

bjs

Grave gravíssimo..

Hoje esqueci-me da consulta do meu filho!!! Mas esqueci-me completamente. Só já á tardinha no trabalho é que me lembrei que devia ter levado o bekas ao mekiko.
Conclusão, amanhã sem falta, tenho de ligar a marcar nova consulta, a sorte é o bekinhas já ter apanhado as vacinas dos 4 meses e já ter tido a consulta de nutrição.

Imperdoável...não sei onde andava com a cabeça...

terça-feira, junho 23, 2009

O Tomás cortou o cabelo!

Eu sei que é costume cortar o cabelinho com 1 ano. E também sei que o que fizemos para algumas pessoas da nossa família, principalmente as mais velhas, foi horroroso! Até me disseram que o Tomás assim não crescia, que não se desenvolvia e que ia aprender a falar tarde....baghhhh!
Acham mesmo que cortar os cabelinhos tem algum efeito?! É claro que não! Se assim fosse ninguém cortava o cabelo, e andavamos todos a meter dó!!

Já há algum tempo que lhe queria cortar o cabelo. Pois como tinha muito cabelo, e como tem pele atópica, andava sempre com a cabeça em ferida, porque não conseguia por-lhe a loção. E com o calor andava sempre com o cabelo empapado em suor, o que não ajudava nada.

Vaí daí, achamos que estava na altura. Falamos com a tia Ana, que ficou super contente de ser ela a cortar o cabelinho ao sobrinho. Ainda mal tinhamos falado já ela estava a levar o Tomás para o salão.
Ele portou-se muito bem, esteve sossegado ao colinho da mamã, enquanto a tia cortava o cabelinho. Ficou tão giro!Com ar de rapazinho! (tenho fotos mas tão no telelé do papá,assim que consiga venho cá po-las)
Trouxe os cabelitos do meu nino para guardar! agora tenho de inventar uma caixita á maneira.
bjs

sábado, junho 20, 2009

Calor e a paparoca.

Esta mamã anda muito cansadita! A formação está a terminar, e já começa tudo muito a sério. Depois o horário de trabalho mata-me (16h/24h)! Eu sei que fui eu que pedi, teve que ser, enquanto o meu filhote, não estiver na creche, tem de ser assim. Para que eu, a madrinha e o papá, nos consigamos organizar, para estar sempre alguém com o pipocas. A mamã fica com ele de manhã, a madrinha fica com as tardes e o papá as noites. Claro que em Setembro isto tem mudar, porque não é vida...

Ando de rastos, porque sempre precisei de dormir muitoooooo! E claro que, desde o 7º mês de gravidez, até agora, dormir bem é coisa rara.
A culpa não é do meu filhote, porque ele dorme bem a noitinha. Só que claro, quando eu ainda estou a meio do sono, já o meu pequenino, dormiu as suas 6/7 horinhas seguidas e quer brincar.

Então nestes últimos dias as coisas não andam a correr lá muito bem!
Foi o acidente do maridinho, a otite do meu pipoca e agora até para ajudar á festa, temos este calo infernal, que não deixa o meu bekinhas dormir.

Com a otite, coloquei o benuron e ajudou, mas com o calor está a ser demais!
Dorme sozinho na sua caminha, poque se dormisse ao lado do papá, assava!
Dispo-o todo, fica só com a fraldinha. Aliás, nos últimos dias, é como tem andado, porque tem sofrido imenso com o calor.
A noite passada foi horrível, tinha todas as janelas abertas, o bekas estava destapado e só de fraldita, e mesmo assim chorava com calor.
Para que ele descansa-se, tive que vezes sem conta, humedecer a esponjinha do banho e refrescá-lo. Estava ensopado em suor, foi de mais!

Bom a tudo isto junta-se mais um desafio. A PAPAROCA! Vocês nem imaginam o desafio que é dar sopita ao Tomás. Faz tanta porcaria, mas tanta, que toma 2 banhos por dia. Um antes de deitar e um depois da sopa.
Não é que não goste da sopa, porque gosta. Mas como agora está menos tempo comigo, acha que é nessa altura que deve brincar. Então, põem a mão na taça da sopa, quer tirar-me a colher da mão. Quer levar a colher á boca sozinho, claro que o mais certo é a sopa cair-lhe em cima, do que ele comê-la. Quando tem sopa na boca, leva as mãos á boca, morde o babete, lambe a colher e as mãos.
Depois olha para mim e ri, estica-se todo, agita os bracinhos e abre a boca! Tou mesmo convencida, que ele acha que a hora da sopa é hora de brincadeira. Porque fica mesmo bem disposto e agitado.
Se não lhe dou a sopa, reclama comigo e dá gritinhos, até faz estalinhos com a boca.
Com tudo isto, acabo por me rir á gargalhada, sei que não devia, mas não consigo evitar, tal é a palhaçada!
Bom para que confirmem por vós aqui fica uma foto.


E vocês como têm ajudado os vossos filhotes, nesta fase de tanto calor? Truques precisam-se.
E com as sopas? Como foram as primeiras vezes?
Bjinhos para todas

ps: perdoem-me se não tenho visitado tanto os vossos cantinhos como antes, juro que é mesmo cansaço.

terça-feira, junho 16, 2009

A primeira sopa e frutita

O meu bekinhas lindo, foi ontem á consulta de nutrição. Está no percentil 25, mas está óptimo. Já pesa uns lindos 6,140kg.
Como ja tinha combinado com o pediatra, o Tomás iniciou os alimentos sólidos. Isto poque a mamã já está a tabalhar e porque como em Setembro, vai para a cresce, queria que fossemos nós a fazer a adaptação á nova paparoca. Assim para ele será mais fácil.

A sopinha é muito simples, a base é só batata + cenoura+ cebola, não leva sal.
A seguir come frutita, crua, mas desfeita na picadora
Isto durante 4 dias, e de 4 em 4 dias vou adicionando um vegetal diferente. 15 dias depois, vou adicionar a canita. Nhami nahami...

Ontem já papou sopita, devia ter sido ao almoço, mas tava doida para ver como reagia. Hoje ao almoço já papou a sopita + a frutinha. E correu muito bem!
Aqui ficam umas fotitas!

segunda-feira, junho 15, 2009

Miminho da Amizade

Da mamã Drikas (http://cancaodeembalar.blogspot.com/), chegou-nos este miminho!

Repararam como o nome do blog é igual?!
Pois é, são as coincidências da vida, que nos fazem conhecer, pessoas fantásticas!
O blog da Drikas, conta uma história de muito amor e coragem. E acima de tudo, uma grande persistencia! Merece ser lido.

Bjoka Drikas e obrigada pelo miminho!



domingo, junho 14, 2009

4 meses!

Amor da mãe faz 4 meses, que iluminas a nossa vida.
Minha coisinha pequenina, meu tesouro!
Da pouca sorte que temos tido, tú és a luzinha que nos faz seguir em frente!
Estás cada vez mais lindo. E cada vez interages mais conosco!
Amamos-te tanto filho! Nem imaginas o amor que te temos.


Amanhã vamos ao pediatra, para verem como estás grande!
bj

ps: a mami amanhã promete fazer aqui uma coisa mais gira, com fotinhas e tudo. Que hoje a mami está um pouquinho abatida. Está bem amor? Fica prometido.

Dia para esquecer!

Sinceramente,o nosso dia de ontem, foi para esquecer. Há dias em que realmente não se deve sair de casa!
Ontem o dia, devia ter sido de festa, a minha amiga C. fez anos e fomos ao jantar de aniversário. O nosso bekinhas ficou com a avó e nós pensamos que íamos ter a noite só para nós e que nos íamos divertir.
Mas há horas mesmo malditas...
Depois de ter ido levar o nosso filho á avó, o meu maridinho sofreu um acidente!
Com a chuva e as obras na estrada, um caminho que fazemos várias vezes, tornou-se mesmo perigoso. Ele, perdeu o controlo do carro, despistou-se e embateu contra um poste.
Vocês nem imaginam o meu desespero! Quando me telefonaram a dizer que tinha havido um acidente!
Só de pensar que o meu filhote, minutos antes, estava dentro do carro, até me deixa agoniada.
O maridinho está bem. Ficou com os braços queimados do air-bag, e com o cinto de segurança marcado no corpo. Está um pouco dorido, mas está bem.
O meu carrinho lindo foi para a sucata! Aliás se tivessem visto o carro não diriam que ele se safou, só com umas negras.
Eu quando vi o carro, sinceramente pensei , que não era possivel alguem ter saido dali...
Que raiva de dia! Mais vale esquecer!

sábado, junho 13, 2009

Com febre :(

Ontem passou o dia, muito mal. Esteve muito agitado e choramingão. Tinha fominha, mas não quis pegar na maminha, nem no biberão. Comeu muito pouco e quase não dormiu.
Já não sabíamos o que fazer para o acalmar.
Nem nos lembrá-mos da historia dos dentinhos...ai pais inexperientes...blarghhhh!
Quando o estava a preparar para lhe dar banhinho, comecei a vê-lo agarrar-se á fralda de pano e a rôe-la com muita força. Punha as mãos e fralda na boca. E só aí é que se fez o click...poxas!
Com o meu dedo apalpei a gengiva, onde já nos tínhamos apercebido, que já lá estavam os dentinhos, e realmente pareceu-me estar mais rija e com uma espécie de "biquinho". E ele acalmou enquanto lhe esfreguei as gengivas.
Apartir daí tudo fez sentido. Pois já o achava quente, mas como esteve tanto calor, não dei importancia. Coloquei-lhe a chucha termometro, e marcou 37,6º. O meu bebekas estava com febre :( Pus-lhe um supositório benuron e o pai foi á farmácia comprar pansoral, que alivia as dores dos primeiros dentinhos.
Acabei por o lavar só com a esponja húmida, porque tive medo de o por dentro de água.
Dormiu conosco durante a noite. Dormiu bastante, só acordou as 8h, devia estar mesmo estafado, porque não dormiu durante o dia.
Quando acordou dei-lhe um biberon de 200ml de leite e bebeu-o todo.
Voltei a medir-lhe a temperatura, está com 36,42º. A febre já passou.
Agora acabou de papar outra vez e está bem disposto. Deixa lá ver no que isto dá. Espero que não sofra muito com os dentinhos. Se são para nascer, então que saiam logo!!!!

Deixo aqui um artigo que encontrei sobre a febre infantil:


FEBRE INFANTIL


O Que é?
É elevação da temperatura do corpo, acima da temperatura considerada normal. A temperatura normal do organismo oscila entre 36,5ºC e 37,2ºC.


Quando podemos considerar febre?
Qualquer temperatura acima de 37,3ºC.


Febre é doença?
A febre é um sintoma e não uma doença. É um sinal que o sistema imunológico está trabalhando para combater uma doença ou agressão. A febre é útil para reação do organismo.


O que causa a febre?
Dentre as causas mais comuns de febre infantil, a maioria é ocasionada por infecções virais, e, em outras, são causadas por infecções bacterianas. Algumas crianças também desenvolvem febre após vacinas, exposição demorada ao sol e fatores internos como ansiedades, angústias e traumas psíquicos.


Quais são as manifestações da febre?
Os sintomas dependem da intensidade da febre e da idade da criança.

A febre pode ser dividida em:
Baixa :37,3ºC a 37,7ºC
Moderada: 37,8ºC a 39,4ºC e
Alta: cima de 39,5ºC.


A criança febril apresenta face vermelhada, pele quente, respiração mais rápida que o habitual, coração acelerado, calafrios, abatimento ou sonolência, palidez, em casos extremos até delírio. As crianças pequenas podem apresentar uma diminuição da vitalidade, um vomito aparentemente inexplicável ou perda do apetite. As maiores podem sentir dores de cabeça, barriga e musculares.


Como se avalia a temperatura?
A medição é feita através de um termômetro, atualmente existem termômetros especiais para, medir a temperatura das crianças sem o risco dos antigos de vidro. No Brasil, o mais comum é medir a temperatura axilar, através de um termômetro que deve ser colocado na região axilar da criança por 3 minutos.

Acima de 37.2ºC a criança está com febre, entretanto, costuma-se recomendar tratamento para temperaturas acima de 37,8ºC.


O que é convulsão febril?
Durante o pico febril, algumas crianças podem apresentar quadro de convulsão (movimentos descoordenados, em que braços e pernas estremecem incontrolavelmente, e a criança pode até Ter uma perda de consciência); na maioria dos casos a convulsão cede espontaneamente em poucos minutos. As convulsões febris aparecem na faixa etária de 6 meses a 6 anos, porém é mais freqüente entre 1 e 2 anos de idade.


Conduta prática na febre:
1- Medidas gerais:
deixar a criança mais a vontade possível
roupa leve (evitar excesso de agasalhos)
oferecer bastante líquidos (água, chás sucos, refrigerantes) – sem forçar
alimentação de acordo com apetite
colocar a criança em ambiente arejado e fresco
dê banhos de emersão em água morna (na temperatura do corpo entre 36ºC e 37ºC) por 15 minutos


2 - Administração de um antitérmico:
Quando levar a criança ao médico habitual ou de plantão?
Febre acima de 39,5ºC se acompanhada de calafrios
Febre que dura mais de 72 horas
Não quer mamar ou comer (inapetência)
Abatimento acentuado ou gêmencia
Queda do estado geral
Irritabilidade ou vômitos
Pescoço rígido
Choro inconsolável
Convulsão


Procure sempre o médico(a) para que a febre do seu filho possa ser avaliada

adequadamente.


quarta-feira, junho 10, 2009

Gracinhas!

Agora a trabalhar, não tenho a certeza, de quando o Tomás começou a fazer certas gracinhas. Mas para não ficar triste, de não ter assistido ás gracinhas pela primeira vez, vou considerar, que as fez pela primeira vez, quando as vejo pela primeira vez. E pronto!
Acho que é uma boa solução. E o papá está completamente proibido de dizer "isso, já faz há tanto tempo"...
Claro que se chegar a casa e ele me contar, que o nosso filhote, fez isto ou aquilo, vou ficar contente. E vou ficar á espera que se repita, para eu também ver.
Porque custa um bocadinho, vermos uma gracinha (para nós nova) e chamar-mos o maridinho para ele também ver, e ouvir-mos " oh isso ja faz há tanto tempo". Acreditem que coraçãozinho de mãe recente-se!

Então cá vão as gracinhas mais recentes:
Quando deitadinhos, frente a frente, o meu fofinho, agarra-me a cara e ri-se. Depois com uma das mãozinhas apalpa-me a cara, parece mesmo que me faz festas!! Fico toda derretida!
E hoje, quando bem de manhã, acabou de mamar, deitei-o um bocadinho conosco. Ele levantou as pernocas e agarrou os pés e as pernas com as mãos. Fiquei super impressionada! Ainda tentou puxar os pés até á boca, mas ainda não teve força para tanto.
E pronto, são estas as novas gracinhas do meu filho :)
Está a ficar cada vez mais giro!

p.s.: Foto acabadinha de tirar. Até parece que fez pose para a mamã. Que sorte!

terça-feira, junho 09, 2009

Mais um feliz positivo!

Vem aí mais um bebézinho a caminho! A minha colega R. está á espera de bebé! Fiquei tão contente por ter partilhado comigo a feliz notícia, apesar de nos conhecermos á tão pouco tempo.
E se querem saber, adorei falar com ela e esclrarcer aquelas dúvidas iniciais, que eu também tive.

Depois passou o dia a fazer festinhas na sua barriguinha, e eu sempre que me apercebia, não conseguia evitar, sorrir..

Sei como se está a sentir, carrega dentro dela o maior tesouro, que uma mulher pode ter...

Foi tão bom...confesso que tenho saudades da minha barrigota. Mas chegar a casa e abraçar o meu filho, é outro nível de felicidade!


Felicidades R.! Que tudo vos corra super bem! E que a cegonha vos traga um amorzinho perfeito e cheio de saúde!


bjs

segunda-feira, junho 08, 2009

Novidades frequinhas!!!!

Os dentinhos do Tomás já espreitam!!!
Quem os descobriu, foi a avó Lena, quando o pipoca lhe fez um sorriso, de escancarar a boca toda!

Logo de ínicio desconfiei, porque sempre ouvi dizer que os dentitos só apareciam por volta dos 6 meses. Mas a verdade, é que a faltar uma semana para fazer 4 meses, já tem 2 dentitos, bem visiveis, prontos para romperem a gengiva !

Ele bem que se andava a babar muito, e mastigava tudo quanto apanha-se!

Agora só espero que nasçam bem e sem provocar muito desconforto!


É verdade ó Lenita, vais ter de lhe comprar uma prendita que foste tu quem descobriu os dentitos!

bjokas

Sarau das minhas princesas!

Na noite de Sabado, foi o sarau de ginástica das minhas princesas, Paula e Catarina!
Foi um espetáculo muito bonito. Com exibições de vários ginastas, karatecas e dançarinos, desde os mais pequenitos até aos mais velhinhos, classes de manutenção.
As minhas princesinhas estavam lindas e portaram-se muito bem!
De seguida foi tudo jantar á sogra.
bjs

Operação de charme de uma mamã/mulher

E pronto lá virei loiraça outra vez!! É que durante toda a gravidez, a mamã não retocou o cabelinho, nem pintar, nem madeixas, nada..Claro que já estava uma desgraça!
Então, lá me decidi. No Sabado, deixei o pipoca com o pai e lá fui ter com a minha cunhadinha, para uma operação de charme!
A "cirurgia" começou com a colocação da toca de silicone para as madeixas. E depois de muitos ais e lagrimitas.. sim que eu sou uma mariquinhas..lá as madeixas ficaram prontas.
Segui-se o champõ de brilho e o corte. Para dizer finalmente adeus a uma gadelha, que já se assemelhava em muito com a juba de um leão..mas de um leão bem velho :)
O maridinho gostou imenso! E o filhote também deve ter gostado, porque sempre que esteve ao meu colo, levava os meus cabelos á boca!!!!

Mas a operação de charme da mamã ainda não tinha terminado.
De seguida fui ao dentista, para continuar os meus tratamentos. Os meus dentitos depois de ser mamã ficaram uma desgraça! Já que falamos de dentinhos, temos novidades!!!! Mas ficam opara outro post.

E pronto no Sabado a mamã estava 5*****!
bjs

quinta-feira, junho 04, 2009

5 coisas que quero que o meu filho saiba!

Vou lançar-vos um novo desafio!
Partilhem a vossa sabedoria, acerca de coisas que gostavam, que os vossos filhos soubessem, antes de passarem a adultos...


As regras são:
Partilharem 5 coisas,
Desafiarem 5 bloguistas e informar os escolhidos de que têm desafio para eles,
deixar comentario a informar que aceitaram o desafio,
colocar sempre o link de quem vos desafiou, para todas podermos ler as respostas.

Podem levar o desafio a sério, ou levar na brincadeira, depende tudo de vocês...

5 coisas que quero partilhar com o T.:

  1. Que a vida passa depressa e que o importante é ser feliz!
  2. Que os pais serão sempre os seus melhores amigos, independentemente de tudo.
  3. Que devemos sempre defender os nossos principios
  4. Que sorrir, é muitas vezes a melhor das vinganças.
  5. Que a fama, o dinheiro e o estatuto social, não são indicadores de felicidade, nem devem ser usados para catalogar as pessoas.

E as desafiadas são:

Mamã Carmo (http://mundodasmaes.blogspot.com/)

Mamã Li (http://jasmimegirasol.blogspot.com/)

Mamã Cati (http://crazylittlebaby.blogspot.com/)

Mamã Joana (http://amamaeobebe.blogspot.com/)

Mamã Seastar(http://no-meu-mar.blogspot.com/)

E todas as mamãs e amigas, que tenham coragem para responder ao desafio ;)

bjs

Está na hora da caminha...

Só para recordar...

"(...). Quem tem filhos sabe que a educação não é uma conjunto de regras adquiridas, compiladas em manual, que basta seguir para ter como resultado crianças seguras, felizes e bem educadas.Quem tem filhos sabe que o caminho da educação faz-se andando, ou seja, adaptando as convicções de adultos sem filhos às crianças que nos calharam em sorte. Teorias há muitas e para quase todas à quem defenda o contrário.Uma das mais polémicas é que respeita ao sono. Ensinaram-nos a acreditar que os bebés devem dormir no seu berço e mais crescidos na sua cama. Que dormir com os pais é um péssimo hábito. Que os torna dependentes e mimados. Que devemos ensinar os nossos fihos a dormir a noite inteira, sozinhos nos seus quartos. Aliás, é a pergunta que mais nos fazem quando temos um bebé: «Já dorme a noite inteira?»É cultural esta tendência para tornar desde cedo as crianças autónomas dos pais. Uma necessidade para quando tem de se trabalhar o dia inteiro longe dos filhos. Noutras culturas, não é assim. A autonomia conquista-se gradualmente, não é imposta, não é «ensinada». Por isso, há quem defenda que o sono seja partilhado, ou seja, que as crianças possam dormir com os pais enquanto isso lhes der segurança e conforto. (...)."

Excerto de: http://aquihabebe.blogspot.com/2009/06/dormir-com-os-pais.html

O Tomás, tem o seu quartinho, mas ainda não dorme nele.
Quando veio da maternidade para casa, tinhamos no nosso quarto, um bercinho, onde o Tomás passou a dormir.
Há cerca de mês e meio, o berço tornou-se pequeno, então decidimos montar a cama de grades no nosso quarto.
Assim o Tomás tem a caminha dele e ao mesmo tempo está muito perto dos papás.
Por decisão dos papás, o Tomás dorme na sua caminha, mas é claro que existem dias de excepção.
Assim quando o nosso pequenito, está doentito, com dorzinhas, irritadiço ou não quer dormir, vem para a cama dos papás. Porque depressa aprendemos, que, estar conosco na caminha, o acalma. Por isso vai adormecer mais depressa e vai dormir mais e melhor.
Nos dias em que está calmo, adormece sozinho na sua caminha. Se está sonolento, também o colocamos na sua caminha...
A grande grande excepção, é quando os papás, sentem muito a sua falta, ou quando passamos o dia longe dele. Dormir com ele, é também uma forma de "matar" saudades e de o mimar... e sabe-nos muito bem!
Não praticamos o co-sleeping em exclusivo, porque achamos que o casal tem direito ao seu espaço e privacidade. Mas também não somos contra, por isso arranjamos um meio termo.
E assim será, desde que todos se sintam confortáveis...

E convosco como é? O bebé vai dormir na vossa caminha? Ou terá desde logo a sua caminha?

Bjs

terça-feira, junho 02, 2009

Adivinhem o que estávamos a ver...

O meu pequenito adora vir para o meu colo, quando estou na net.
Acho que é por ter levado a gravidez toda, com o portátil no colo, na internet...
Até acredito que reconhece algumas das músicas, principalmente os sons dos Sims, que adoro jogar!

Mas desta vez, o que estávamos a ver...era o NODDY, é que ele adora a música, e ri á gargalhada sempre que a ouve!!



Também já reconhece a música dos Ozzie Boo, que lhe canto desde que nasceu, com muita palhaçada á mistura!!!
Está mesmo um docinho, o meu menino...

Bjs

Amor de mãe


Amor de mãe


A necessidade básica emocional é a da dependência, de poder contar com o outro.


Nos primeiros meses de vida, o bebé precisa de alimento, conforto, colo, calor e afecto. Para suprir todas estas necessidades, é preciso uma mãe suficientemente boa, que o entenda com o coração e o instinto, e que esteja disposta a aprender o muito que ele também tem para lhe ensinar em termos de afecto, troca, partilha e sensibilidade.

Quando nasce, o bebé já traz uma vivência e uma história repleta de sensações, de memórias e de competências desenvolvidas no útero materno, acumuladas ao longo da sua vida fetal à medida que o seu sistema nervoso foi amadurecendo.

Hoje sabe-se que a mãe não é uma «desconhecida» para o bebé, muito pelo contrário. Nos longos meses passados no escuro, o feto conhece a voz da mãe, sente as palpitações do seu coração, o seu embalo e o seu estado de espírito.

A mãe, por outro lado, também desenvolve, ao longo da gravidez, uma relação particular, idealizada e muita íntima com o seu filho ainda por nascer.

A partir da primeira ecografia, invenção tecnológica revolucionária que possibilitou, entre outras coisas, que a mãe pudesse ver e acompanhar o desenvolvimento da criança em vários estádios da sua formação, são criadas as condições para que o laço afectivo se estreite entre mãe e filho, tornando-o ainda mais íntimo.

Por isso, quando o bebé finalmente nasce, e é colocado pela primeira vez nos seus braços, o laço afectivo já criado entre os dois prolonga-se num continuum de vida. Mas a realidade psicológica e física entre a mãe e o bebé muda necessariamente.

Desde logo, o contacto entre os dois passou agora a ser de «pele».Do imaginado passou-se ao sentido, olhado e ouvido, com tudo o que isso implica de mudanças emocionais e psicológicas para a mãe e para o filho. E, depois, o bebé passa a pedir cuidados e a depender da mãe para satisfazer necessidades básicas.

Para o bebé e a mãe, começa uma nova história e uma nova fase de vida. O bebé, que vive a sua primeira grande separação, encontra-se nesta fase totalmente dependente dos cuidados maternos.

Extremamente frágil, o bebé «tem uma infância muito mais longa do que a dos outros mamíferos», como afirmava a famosa pedopsiquiatra francesa Françoise Dolto.

Para sobreviver, precisa «do alimento, dos cuidados, do apoio e da mediação de uma criatura que o alimente e dê ao seu corpo calor e protecção». Na falta desta protecção prolongada, a criança «pode morrer ou estagnar, sem se desenvolver».

O espaço habitado e investido pela presença da mãe ou do primeiro cuidador é sentido como um espaço de segurança, e «o calor da voz que o faz sentir seguro, o contacto com as mãos que o tocam e seguram, e o ninho dos seus braços fortes» são essenciais para que se desenvolva satisfeito, apaziguado e feliz.

Dotado à nascença de um encéfalo muito desenvolvido, continua Dolto, o bebé tem «uma precocíssima função simbólica».

A mãe que cuida dele e lhe permite sobreviver atendendo às suas necessidades substanciais, é «apreendida através das suas percepções subtis olfativas, auditivas, gustativas e tácteis, tornando-se representação na sua memória de sensações revitalizantes essenciais, sentidas no seu corpo como alguém que apazigua as suas necessidades, as suas dores».

A função simbólica, que nos ajuda a compreender a dependência do bebé em relação aos pais e ao seu papel que estes detêm na sua satisfação e prazer, é «responsável pela particularidade de cada ser humano, segundo todo o tipo de modalidades impressivas que acompanham a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento até à maturação completa do seu sistema nervoso, dos dezoito aos vinte e cinco meses», declara Françoise Dolto.

Texto de Ana Vieira de Castro

Revista Pais & Filhos

Tanto amor...

Pois é meu docinho, com a mamã a trabalhar, as saudades são tantas... tantas...tantas...
Tenho vontade, é de por-te no kanguru e levar.te comigo para o trabalho!!!!

Pronto agora que já suspirei, o nosso dia da criança foi passado assim:

O papi está de férias, por isso hoje o dia foi duplamente especial, porque pudeste passar o dia inteirinho com o daddi :)
A mamã de madrugada, deu-te maminha (sim ja pega outra vezzzz :D :D :D), e não resistiu a enfiar-te na caminha conosco, porque sabia que daí a uma horas tinha de ir trabalhar...
Então abracei-te e dormimos os dois bem enroladinhos... adoro o teu cheirinho!
Começámos então o dia com muita brincadeira, na caminha dos papás. Agora já ris mais alto e soltas gritinhos de satisfação, adoro !!!
Antes de sair, cheirei-te, beijei-te, abacei-te! Confesso até que te apertei com muita força! Desculpa filho, mas não consigo evitar! És tão tão bom, tão doce, tão querido, és tão amado filho!
Quando voltei já bem noitinha, dormias, e eu fiquei assim a olhar para ti, como quem olha para um tesouro.. Doida para te ter nos meus braços!
E depois, sorriste, com essa tua boca desdentada, como se dissesses que também tinhas sentido a minha falta...

De prendinhas, ganhaste o telelé da madrinha, que te adora :)
O nosso dia não foi passado com nenhuma actividade, nem com muitas prendinhas, mas foi um dia feliz, um dia de muito amor...
AMO-TE FILHO

segunda-feira, junho 01, 2009

Dia mundial da Criança

Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.
Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, com
o Dia Mundial da Criança.

Nunca é demais lembrar, até porque poucas vezes isso tem sido feito, quais os direitos que assistem especificamente às crianças, e que estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas, que tiveram em consideração, entre outras coisas, o indicado na Declaração dos Direitos da Criança, adoptada em 20 de Novembro de 1959 pela Assembleia Geral desta Organização, que dizia que “a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”.

A ONU reconheceu também que “em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.”


CRIANÇA!

Criança, tu és o conforto
Criança, tu és o amor.
Tu, que tens alegria nos teus olhos
E que aos outros ofereces amizade;
Tu, que caminhas
Sem maus pensamentos
E que amas
Sem rodeios Vem ...!
Vem comigo.
Dá-me a tua mão.
Criança,
Tu és o símbolo
Do amor
Da paz
E da liberdade.
Tu és o fruto
Da inocência
E da pureza.
Criança
Ajuda-nos a construir
Um mundo bom,
Como tu
Estrela brilhante!

(Poema de Paula Perna)


Fonte:http://web.rcts.pt

Declaraçõ Universal dos Direitos da Criança

Declaração Universal dos Direitos da Criança



Está na íntegra com algumas considerações a parte.
A 20 de Novembro de 1959, em reunião desta Assembléia e aprovada, passa a vigorar a seguinte declaração:


Toda criança tem Direitos



Princípio I - Á igualdade, sem distinção de raça religião ou nacionalidade.


Pouco respeitado por vários países membros da ONU
A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer excepção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.

Princípio II - Direito a especial protecção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.


Alguns países sequer têm leis a respeito.
A criança gozará de protecção especial e disporá de oportunidade e serviços, a serem estabelecidos em lei por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.


Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.


A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.


Princípio IV - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.


Muitas mães sequer sabem que o aleitamento materno é essencial
A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.



Princípio V - Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.


A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.


A criança necessita de amor e compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas terão a obrigação de cuidar especialmente do menor abandonado ou daqueles que careçam de meios adequados de subsistência. Convém que se concedam subsídios governamentais, ou de outra espécie, para a manutenção dos filhos de famílias numerosas.



Princípio VII - Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.


O interesse superior da criança deverá ser o interesse director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.



Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.


A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os primeiros a receber protecção e auxílio.

Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.


A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objecto de nenhum tipo de tráfico.
Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.



Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.



A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes.





Fonte: UNICEF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...