segunda-feira, dezembro 26, 2011

Simples = Perfeito!

 É incrivel como quase sempre, as ideias mais simples, são as mais perfeitas!
Juntem um sofá branco do Ikea, umas mantas ás riscas, umas almofadas fofas, 2 paletes a fazer de mesa de centro e um ramo dentro de um frasco e têm a combinação perfeita para uma sala fantástica...


Livet Hemma - IKEA


E o Natal passou...

E o Natal passou... espero que ainda estejam todos dentro de um espírito festivo! Que a vossa noite tenha sido fantástica, rodeados pelas pessoas que amam!

Espero que tenham havido, risos e gragalhadas e crianças a correr! Que a mesa tenha sido farta e que a conversa tenha durado horas!


Espero que tenham recebido muitos presentes, ou só aquele presente especial...Espero que tenham sido felizes nesta época de Natal!
Beijos

domingo, dezembro 25, 2011

Almoço de Natal...

Este ano  e pela primeira vez, vi-me com o cargo de organizar e preparar o almoço de Natal.
Como na consoada foi servido o polvo, no almoço não podia faltar o bacalhau. Até porque Natal sem bacalhau, nem parece Natal.
E agora começavam as dificuldades. Cada um puxava para o que gostava mais e como há mil e uma maneiras de servir bacalhau, as opções eram muitas.
Mas como em dia de Natal o forno tem de trabalhar! O almoço, foi afinal um bacalhau assado com batatinhas e brócolos.

Ingredientes:
Lombos de bacalhau (1 a 2 por pessoa)
Batatas
brócolos (usei congelados)
Azeite
sal e pimenta
pimentão doce (paprika)
cebola grande
6 dentes de alho
salsa picada
louro
Limão

Preparação:
O primeiro passo é demolhar e dessalar o bacalhau. Para isso, no dia anterior, coloca-se o bacalhau num alguidar bem fundo, a parte da pele deve ficar sempre voltada para baixo. E ao longo do dia, vai-se trocando a água.
Como eu não tenho tempo nem paciência para isso, 2 embalagens de bacalhau congelado e demolhado, foram as que usei.
Coloca-se os lombos num tacho, com bastante água e as cascas de um limão e deixa-se levantar fervura. Deixa-se 2 minutos e retira-se  do lume. Devem escorrer-se logo os lombos, para que não acabem por cozer e se desfaçam.
Cortam-se as batatas em rodelas grossas e levam-se a cozer, com uma pitada de sal. Devem ficar cozidas, mas ainda rijas, no ponto em que se espeta o garfo e que elas não partam. Se as batatas forem novas, deixem-lhes as cascas, que ficam muito saborosas.
Com tudo cozido, coloca-se os lombos de bacalhau num tabuleiro de ir ao forno e á volta colocam-se as batatas.
Tempera-se com uma pitada de sal e pimenta. Polvilha-se generosamente com o pimentão doce e salsa picada.
Corta-se a cebola ás rodelas, desfazem-se os anéis e colocam-se por cima do bacalhau e da batatas. Cortam-se os alhos ás lascas e colocam-se por cima do bacalhau. Junta-se as folhas de louro e finalmente rega-se com uma camada de azeite.
Vai ao forno a 220º até tudo estar bem douradinho.
Os brócolos foram cozidos a vapor, para isso usei o microondas.
Coloca-se os brócolos num recipiente que possa ir ao microondas e deita-se 2 colheres de sopa de água e uma pitada de sal. Vai ao microondas na potência máxima durante 5 minutos. Temperam-se com sumo de limão e pimenta.
Serve-se o bacalhau acompanhado das batatas assados e dos brócolos.

Bom Apetite!

E vocês, o que foi o vosso almoço de Natal?
Beijo

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Pequenas ideias...

E para quem só agora acordou para o espírito natalício ( que este ano confesso que demorou a chegar), trago umas ideias bem simples e giras que vi por aí...
 Vá lá, toca a levantar do sofá e dar á casa aquele ar de Natal... Afinal é fácil e se tiver os seus mini ajudantes consigo melhor!

domingo, dezembro 18, 2011

O primeiro nevão do ano

E eis que já sem grandes esperanças de um Natal branco, ela começou a cair, leve e fofa, mas em quantidades suficientes para tudo cobrir. E alimentar os meus sonhos por mais um Natal...
Eu bem sei que ela todos os invernos volta. Mas há qualquer coisa de mágico, nas primeiras neves do ano!

Bolo de especiarias :: Pain d'épices


Sendo o Luxemburgo paredes meias com a França, tenho descoberto tantas receitas deste país. Autênticas receitas gourmet, que nunca pensei provar, quanto mais vir a cozinhá-las.
Esta receita de hoje é o tão famoso pão de especiarias, que os franceses adoram, para o final da tarde acompanhado de um chá. Há quem lhe chame "le gâteau des pauvres"... que é como quem diz o bolo dos pobres, por ser uma receita tão simples e sem os tradicionais cremes franceses. Mas para mim, esta receita é perfeita assim...
Mas como estamos perto do Natal, eu juntei-lhe ovos e leite e transformei o pão num bolo, porque a combinação de ingredientes, é perfeita para a época.
Não há casa que não cheire a Natal, quando este bolo está no forno.

Ingredientes:
2 ovos
125gr de mel
125 de acúcar mascavado
250gr de farinha de trrigo
2 colheres de fermento.
100ml de leite
1 colher de canela
1 colher de anis estrelado em pó.
1 colher de gengibre em pó.

Preparação:
Bater os ovos com o acúcar, juntar o mel ao leite morno, para ajudar a desfazer o mel e juntar ao resto.
Adicionar depois a farinha e os restantes ingredientes secos, bater bem.
Ligar o forno a 180º, barrar uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhar levemente com farinha.
Vai a cozer durente 45 a 50m no forno a 180º.
Para desenformar facilmente, e para que o bolo não quebre, deixar arrefecer totalmente antes de desenformar.

Bom Apetite!

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Rea Garvey - Can't Stand The Silence



Mais uma que aos poucos me conquistou e que adoro ouvir enquanto conduzo.
Um dia hei-de vos falar da combinação especial, que é para mim conduzir e música.

Kaki - Dióspiro maçã (frutas da época)



E pensar que foi preciso vir para o Luxemburgo, para passar a gostar de uma fruta que em Portugal há aos "pontapés", mas que eu lá odiava.
Odiava é dizer pouco, só de pensar em toda aquela melosidade, tão doce e mole que até me agoniava...
Mas não me entendam mal, eu continuo a não gostar de dióspiros... Então??
A fruta de que eu gosto é de Dióspiro maçã ou kaki, como aqui se chama.
O kaki, não é mole como o dióspiro, é rijo como uma maçã. O sabor é semelhante mas menos doce e não tem caroço. E garanto-vos que é uma delícia!
Eu bem os via á venda, mas só de me lembrar dos dióspiros, me dava logo agonias. Até que um dia vi uma colega de trabalho a comer um ás dentadas como quem come uma maçã.
E perguntei-lhe como era capaz de comer o dióspiro "verde". Lá ela me explicou, que era outra variedade e deu-me a provar...
Agora sempre que vou ás compras e os vejo, passam a vir no cabaz das compras...

Ps.: Estás a ver pai, já não é só tu que gosta de dióspiros.

terça-feira, dezembro 13, 2011

Quem está mal, muda-se!

Quando há ano e meio nos mudámos, para o nosso alegre T1, vivíamos paredes meias com o nosso senhorio. Um senhor recatado, que raramente dava sinais de vida. Usava tão poucas vezes o apartamento, que decidiu alugá-lo.
Há menos de um mês, que temos vizinhos novos! Uma família de 4 pessoas e 2 cães. O casal parecia simpático e os 2 filhos têm mais ou menos a idade do T. O mais velho, até anda na mesma creche que o T.
Por tudo isto pensámos que ter vizinhos não seria mau de todo!
A primeira semana foi de loucos, móveis a arrastar, berbequins a furar, crianças a gritar, pais a gritar com as crianças! Mas pensámos, ok estão a mudar-se têm muita coisa para arrumar, os míudos ainda não se acostumaram á casa. Decidimos esperar para ver como seria.
Mas não há melhoras! O meu pacífico T1, parece ter sido arrastado em peso, para o meio da selva! Os míudos gritam sem parar, os cães correm pelo meio da casa e só param quando vão de encontro ás paredes ( que por sinal são de contraplacado e ouve-se tudo, mesmo tudo).Os pais gritam com os míudos e gritam um com o outro.
E já nem na minha varandinha estou segura, porque na varanda ao lado, estão 2 pitbul! Ontem andava eu a ver a minhas plantitas, quando apanhei um susto e tanto!
O separador das 2 varandas é de vidro fosco, no entanto, entre o separador da varanda e o balaústre fica um espaço, que tentámos fechar com um caniçado, porque o T. passava para a varanda vizinha. Uma pessoa adulta não passa, mas uma criança pequena passa sem problemas.
E quem diz uma criança, diz um cão...andava eu a regar as minhas plantas, que estão bem encostadas ao separador, quando de repente pelo meio do caniçado me surge a cabeça do cão, a rosnar e a mostrar-me todos os dentes.
Assustei-me a sério, principalmente porque bem sei que o caniçado, não é grande obstáculo para um pitbull.
Agora tenho todas as portas que dão para a varanda bem fechadas...
Falei com ela, disse-me que vai encostar ao separador o abrigo de jardim que tem e que é bastante alto e pesado. A ver vamos, se até ao fim de semana, a situação não melhorar vou ter de falar com o meu senhorio.
Mas a verdade, verdadinha é que o meu sossego foi-se e parece-me que está na hora de procurar um novo ninho.

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Quem disse que cinzento é aborrecido?



Quarto em tons de cinzento muito bem concebido. Adoro a conjugação das peças clásicas, com peças mais originais. E o tapete?! É o máximo, ai se eu encontra-se por aí uma peça assim...


Este quarto está uma graça. O enquadramento da cama pelos moduláveis, está excelente. Mais uma vez se prova, que com pouco dinheiro, também se conseguem espaços bem giros!

Bom eu sei , que nesta parede cinzenta, qualquer outra comóda, ia parecer super aborrecida. Mas têm de concordar, que são os pormenores que fazem toda a diferença...linda esta peça, não é?


É mesmo giro e super original este lavatório, só tenho pena, de não ter encontrado o nome do fabricante, nem onde se vendem...

Sobremesas rápidas :: Iogurte grego com banana e mel


Quem tem crianças em casa, depressa aprende a inventar mil e uma formas para que eles comam.
O meu T. é de sombras a criança mais difícil de alimentar que já conheci. Não abre a boca para quase nada.
Há 2 coisas que come muito bem : iogurtes e fruta, principalmente bananas! Por isso a boa da mãe, que já lhe começa a apanhar as manhas, decidiu adaptar uma receita da Colher de Pau.
E lá tive o tão desejado sucesso.

Taças de iogurte grego com banana e mel.

Ingredientes:
2 iogurtes gregos naturais
2 colheres de sopa de mel
2 bananas
1 colher de sobremesa de canela.

Preparação:
Bater os iogurtes com o mel e a canela. Cortar as bananas em rodelas fininhas e juntar ao creme anterior. Dividir tudo por tacinhas e polvilhar com canela.
Manter no frio até á hora de servir e está pronto a comer.

Bom Apetite!

domingo, dezembro 11, 2011

Mini projecto de Natal!



 Por esta altura do ano, as lojas costumam apostar em sacos mais coloridos e alusivos á época. Alguns dos sacos são tão bonitos, que é uma pena irem parar ao lixo! Hoje estava, aqui a olhar para o saco da Springfield, que chegou ontem cá a casa. E pûs-me a pensar, que as letras eram tão giras, que bem que podia usar o saco para um mini-projecto.
Aqui fica o que andei a fazer e que não durou nem 5 minutos!



Material:
1 saco de papel
1 rectângulo de cartão
tesoura
fita-cola
cola em bastão

Como se faz:



1- Da caixa de cartão aproveitei o fundo e cortei um rectângulo, com a medida que queria. Cortei do saco a parte que queria aproveitar, deixei margens suficientes para forrar o cartão.
2- Forrei o cartão com o saco de papel, com a fita-cola
3- Com cuidado retirei as asas do saco, mantive o rectângulo de papel que servia de reforço. Com a cola bastão, colei a asa, bem centrada na parte de trás.
4- o trabalho está pronto! se  quiserem podem juntar um lacinho, ou qualquer outro pormenor á vossa escolha.

Aqui está o meu mini projecto já penduradinho na porta que dá para as escadas.
Espero que gostem
bj

sexta-feira, dezembro 09, 2011

E se as princesas Disney fossem reais?

Acho que não há menina que não sonhe com elas! Acho que não há mulher, que não as tenha guardado no seu imaginário!
As princesas da Disney fazem-nos sonhar...

Mas e se elas fossem reais? De carne e osso como uma de nós, como seriam?
Jirka Väätäinen, é um fotográfo e designer gráfico, que levou esta ideia á letra para nos trazer as princesas da Disney, bem mais reais. A combinação perfeita entre fotografia e manipulação gráfica.
 Ora vejam...

Branca de Neve

Aurora
 
Bela


Cinderela
 
Esmeralda


Jasmin

Ariel

Megara

Mulan


Rapunzel

Tiana

Pocahontas
 Até as málvadas tiveram direito!

Ursúla
Podem encontrar o trabalho deste fotógrafo aqui.

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Renovar um quarto pequeno



Já há algum tempo que sigo o craftzine.com, gosto bastante das dicas e ideas e da simplicidade dos projectos.
Desta vez a Meg e o marido mostram-nos como renovaram o seu minúsculo quarto.
Espero que as ideias sejam úteis e que gostem tanto deste site quanto eu.
bjs

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Oh Christmas tree...oh Christmas tree


Trendytree
No terceiro milénio antes de cristo, algumas cilvilizações da Europa e Ásia, consideravam as árvores um símbolo divino. Elas representavam a aliança entre o céu e a terra.
Os germânicos colocavam presentes debaixo da Árvore de Odim, para as suas crianças.
E os povos pagãos, durante o solstício de inverno, cortavam árvores, que levavam para casa e decoravam.
Mas a verdadeira tradição da árvore de Natal, nasceu no sec. XVIII, com o monge beneditino São Bonifácio. Na tentativa vã de erradicar a tradição pagã, decidiu associar o formato triangular da árvore á Santissíma Trindade.
E assim nasceu a árvore de Natal...


Thehappyzombie


Google


Flickr


BHG
 

Pinterest

Fonte: Wikipédia


terça-feira, dezembro 06, 2011

Para as incurávelmente românticas - Jane Eyre



Adoro este tipo de histórias! Sou absolutamente viciada na literatura inglesa gótica/romântica .
Cresci a ler livros como este, ou o Monte dos vendavais, ou Mulherzinhas...eram os livros que me faziam suspirar, chorar e rir...Tanta tragédia e romance, fizeram de mim uma romântica incurável!
Não me admira que todos estes livros tenham passado a filmes, porque são absolutamente maravilhosos.

Adele - Someone Like You



Impossível não gostar! Arrepia-me dos pés á cabeça!
A banda sonora perfeita para este dia cinzentão...

segunda-feira, dezembro 05, 2011

A árvore e o presépio já estão...


Este ano o nosso pestinha anda super animado com o Natal! Desde o fim de semana passado, que nos andava a pedir para decorar-mos a árvore de Natal.
Por isso lá fizemos o gosto ao míudo e cá por casa, iniciaram-se oficialmente as decorações...digo iniciaram-se, por que por cá, a casa vai-se enfeitando, practicamente até ao último dia. Ao sabor da imaginação e de muitas ideias!


A casinha do presépio, são troncos sobrepostos e musgos, que apanhámos aqui na floresta.
Previlégios de ter um bosque mesmo á porta de casa.
Alguns bonecos já estão meio tombados, e acredito que daqui ao Natal, muitas sejam as posições que os bonecos vão tomar, porque o T. teima em brincar com eles.

E voçês, já começaram a enfeitar a casa?
Um beijo

Let it snow!


E hoje ás 16h mais coisa menos coisa, caíu, a primeira neve  no Luxemburgo.
Foi coisa míudinha, tão leve que assim que caíu, se desfez...
O ano passado por esta altura, já andava com neve pelos joelhos. Tempo doido este!
Mas bem que podia nevar... queria tanto mais um Natal com neve!

Os biscoitos do T.

 As minhas férias começaram, e com elas a minha vontade de fazer mil e uma coisas que já andavam planeadas há muito tempo.
Mas a principal de todas, é passar o máximo de tempo com o T. e incluí-lo nas minhas actividades.
Como ele adora ajudar e fica todo orgulhoso e enche o peito para dizer "Fui eu que fiz"! Ontem depois de almoço, juntámo-nos na cozinha para fazer biscoitos.
Primeiro pensei que talvez ele ainda fosse pequenino. Mas não é que correu super bem e ele adorou!!



 Para a receita de Biscoitos de canela vamos precisar,

1 ovo
125g de manteiga
100g de açúcar
300g de farinha
canela q.b.


 Preparação:
Juntar o ovo, o açúcar e a manteiga e bater.
Juntar a farinha aos poucos e ir amassando muito bem.
Depois da massa estar capaz para moldar, dividir a massa em 4.
Formar rolos com aproximadamente 5 cm de largura e cortar em porções de 1cm (fig1)
Com as mãos moldar bolinhas com  cada uma das porções (fig2)
Colocar a canela dentro de uma taça e colocar uma a uma as bolinhas dentro da taça.
Para cada uma das bolinhas agita-se a taça, para cobrir uniformemente a bola de massa com canela (fig3)
Forrar um tabuleiro com manteiga e polvilhar com farinha.
Colocar as bolinhas forradas com canela, no tabuleiro, com espaço suficiente entre elas, para que possam crescer.
Levar ao forno a 180º durante 20m. Controlem bem o tempo, se tiverem tempo de mais no forno, nem os melhores dentinhos os dão roídos!!!

Bom Apetite!
Aproveitem estes dias com os vossos pequeninos e boas Festas a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...