sábado, julho 21, 2012

DIY :: Detergente líquido para a roupa.


 Já há algum tempo que andava a ver pela internet, receitas para fazer o detergente liquído para a roupa. Pelos comentários que lia, todos estavam super satisfeitos com os resultados.
Eu estava um bocadinho reticente, principalmente porque os ingredientes, eram quase todos dificeis de encontrar.
Mas depois de pequisar percebi, que apesar das marcas (todas americanas e que só pela amazon eu podia arranjar)  que referiam os elementos base eram sempre os mesmos.

Por isso a semana passada pela altura da minha folga, decidi experimentar. E não podia estar mais contente... agora passada quase uma semana, posso por fim falar dos resultados.
- é muito fácil de fazer e barato.
-lava a roupa tão bem como o outro apesar de não fazer grande espuma.
-apesar de quando se faz, cheirar bem, quamdo se lava a roupa com ele não deixa aquele cheiro a roupa lavada. Mas como uso sempre amaciador, essa questão está ultrapassada.

Vamos então á receita conforme eu a fiz:

-água
-1 barra de sabão para roupa, pode ser azul e branco, sabão seda ou sabão marselha, ou qualquer outro.
- 4 pacotes de 30g de borato de sódio (vende-se nas farmácias)
-1/2 embalagem de tira nódoas do tipo oxiaction (usei de marca branca).
-2 frascos de detergente vazios.

Numa panela de 10 litros , adicionar cerca de 2 litros de água e deixar ferver. Depois juntar o sabão ralado e em lume brando ir mexendo até que todo o sabão esteja dissolvido. Juntar o "oxiaction" e dissolver da mesma forma.
Depois destes 2 ingredientes bem dissolvidos, juntar o borato de sódio e ir mexendo até que a mistura engrosse um pouco.
Retirar do lume e adicionar cerca de 6 litros de água, dá cerca de 8 a 9 litros de detergente.
Deixar arrefecer totalmente antes de deitar nos frascos. Se quando arrefecer estiver muito grosso, podem juntar mais água e voltar a mexer.

Tenho usado uma tampa doseadora e exactamente a mesma dose  (60ml) que usava e estou bastante contente com os resultados.
Vamos agora a contas:
-borato de sódio: 2€
-sabão: 1€
-oxiaction: 6€ a embalagem portanto 3€ por receita.

total: 6€ por 9 litros de detergente liquido.
O que a 60ml de detergente por lavagem dá cerca de 150 lavagens. E cerca de 0,04€ por lavagem.
Se contarem que cada garrafa de detergente de compra de 50 lavagens custa aproximadamente 15€, são 45€ para fazerem as mesmas 150 lavagens.

Já estão convencidas?   Experimentem porque acho mesmo que não se arrependem.
Contem-me como correu.
beijo

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...