domingo, junho 05, 2011

Almoços de Domingo :: Bacalhau frito com pimentos


Não era muito amiga de bacalhau, mas tenho vindo a experimentar várias receitas, que me fazem perceber, porque se faz bacalhau de 1001 maneiras.
Este bacalhau, foi-me ensinado pela minha mãe, e é sem dúvidas uma das melhores formas de comer o bacalhau! Adoro o estaladiços das postas, junto com o cheiro e sabor do molhinho com pimentos. Não é propriamente uma receita da época, mas o que é bom, sabe sempre bem...



Ingredientes:


500g de bacalhau demolhado
1 pimento vermelho
2 tomates
sal, pimenta, piripiri q.b.
Farinha de trigo
1 copo de vinho branco
Azeite
4 dentes de alho, louro, salsa
Azeitonas


Preparação:

Corte o bacalhau em pedaços mais ou menos iguais. Passe-os por farinha e frite-os em azeite bem quente até ficarem dourados. Ponha os pedaços de bacalhau num tabuleiro de forno de modo a que não fiquem sobrepostos.
Pique os alhos, junte algum azeite e frite-os em lume médio. Junte o piripiri, o louro, o tomate pelado sem grainhas. Deixe refogar até o líquido evaporar. Quando estiver seco, junte uma pitada de sal e pimenta. Junte o vinho e depois deste evaporar, misture o molho com o bacalhau.
Asse o pimento e, depois de o ter pelado e limpo, corte-o em tirinhas de aproximadamente 1 cm. Ponha as tiras por cima do bacalhau, polvilhe com alho e salsa picada. Junte um pouco de azeite e azeitonas e leve ao forno a uma temperatura média durante cerca de 15 min.
Depois de assado o bacalhau aumente a temperatura e deixe assar mais um pouco até se formar uma pequena crosta na superfície. Sirva.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...