sexta-feira, julho 08, 2011

Uma horta na varanda.

Para quem como eu, gosta de plantas e não vive sem ervas de cheiro, aqui ficam algumas ideias.











As hortas podem ser feitas em qualquer lugar, de pequenos vasos a grandes canteiros.

Grandes espaços (hortas de sítios, jardins): abobora menina, alecrim, beringela, boldo, brócolos, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, erva cidreira, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e feijão.

Pequenos espaços (varandas de apartamento, quintais de casa): agrião, alface, almeirão, beterraba, erva-luísa, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, oregãos, rabanete, rúcula, salsa e tomilho.

Ervas básicas que podem ser plantadas em pequenos vasinhos:

arruda
alecrim
sálvia
hortelã
manjericão
camomila

Dicas importantes:
As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.
Onde plantar? Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade) ou carrinhos de mão. É preciso sempre furar por baixo para a drenagem da água.
Em apartamentos, opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete, não se adaptam bem a solos pouco profundos.
No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmentedas borboletas, que poêm ovos, que se ransformam em larvas, que se alimentam das plantas.
Procure manter o vaso sempre levemente húmido, sem nunca encharcar, já que isso poderia matar a planta e causar doenças na mesma. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente.
E lembre-se que, as pequenas plantas não duram para sempre, quando começarem a ter mau aspecto, está na hora de replantar as mudas e trocar a terra do vaso.

Então vá mãos á obra!

bjs

1 comentário:

dora ramalho disse...

Adorei estas ideias, principalmente a primeira :)

Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...