segunda-feira, julho 18, 2011

Almoços de Domingo:: Bacalhau á Gomes de Sá

Já vos disse que adoro bacalhau?! Adoro todos os pratos com bacalhau, desde o mais simples ao mais elaborado. Mas quando era miúda torcia o nariz ao bacalhau cozido. De cada vez que a minha mãe cozia bacalhau era resmunguice na certa!
E se no Natal a ceia era bacalhau cozido era certo e sabido que eu só comia as batatas, porque couves nem vê-las.
Mas claro as mães têm toda a paciência do mundo, e numa ceia de Natal surgiu o bacalhau feito á Gomes de Sá. Ok, não era a típica ceia de Natal, mas não deixava de ser bacalhau. E eu lá fiquei convencida porque um prato que juntava batatas cozida, azeite e cebolas, não podia ser mau... e não era, era mesmo muito bom! E se até aí me recusava a experimentar fosse o que fosse com bacalhau, hoje gosto mesmo mesmo muito!

Ora aqui fica a receita:

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 postas médias de bacalhau demolhado
- 700 g de batatas
- 2 cebolas grandes
- 2 dentes de alho
- 2 dl de azeite
- 2 ovos
- 1 fio de vinagre
- 1 folha de louro
- 1 macheia de azeitonas pretas
- salsa picada q.b.
- sal & pimenta

Preparação

-coza as batatas,o bacalhau e os ovos (eu até cozi tudo na mesma panela). Depois de tudo cozido,corte as batatas ás rodelas e desfaça o bacalhau em lascas .Reserve. Numa panela coloque azeite, as cebolas ás rodelas,a folha de louro e o alho picado (coloque uma quantidade de azeite que cubra a cebola),deixe cozinhar um bocadinho, até a cebola ficar transparente. Coloque então a batata e o bacalhau já preparados,junte os ovos cortados ás rodelas ou em gomos,a salsa picada e tempere com pimenta a gosto. Decore com umas azeitonitas pretas.
E servir com uma saladinha e um copinho de Mateus, bem fresquinho :)

Bom apetite!


Dica: costumo fazer com bacalhau congelado e demolhado, já em lascas, assim adianta muito trabalho e pode fazer-se mesmo quando se chega do trabalho.
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...