domingo, julho 10, 2011

Almoços de Domingo :: Lulas Recheadas á moda da Bia!

Posso dizer com toda a certeza, que a culpa de eu gostar tanto de cozinhar é da Bia! A Bia, que não é se não mais, que a minha mais que tudo, a minha maior amiga, confidente e o meu maior amor de sempre desde o dia em que nasci. A Bia, é a senhora minha mãe, e foi com ela que aprendi grande parte da cozinha tradicional.
Claro que a filhota é irreverente, independente e volta e meia, troca as voltas á mãe, e troca também os ingredientes. E inventa e volta a reinventar as receitas que aprendeu com a Bia!
No entanto há uma receita que por mais tempo que passe, é feita e sempre será feita, á moda da Bia!
As lulas recheadas da minha mãe, são uma delícia, uma maravilha dos deuses! E bem me lembro, que dias em que houvesse lulas recheadas, eu já não saía da cozinha, porque o cheirinho era tão bom que eu ficava lá impaciente, á espera que ficassem prontas, e que fosse hora de ir para a mesa.
E para que tudo fosse mais rápido, bem que me oferecia para ajudar. E ficava quase sempre com a tarefa de fazer o puré de batata.
Mas quando apanhava estas lulinhas a fumegar no prato...era raspá-lo até não haver mais nada!

Por isso hoje partilho convosco, a receita original das lulas da minha Bia!

Ingredientes:

6 lulas médias
3 tomates grandes
1 Chouriço
2 alhos
3 cebolas
3 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) azeite
Vinho branco
Pimenta q.b
Sal q.b
Salsa
Louro

Preparação:

Depois de amanhadas as lulas, cortam-se as alhetas( ou asas) e os tentáculos em pedaços pequenos, deixando os sacos inteiros. Corta-se aos cubinhos, o chouriço, as cebolas, os alhos e salsa picada. Mistura-se tudo num recipiente. Com este preparado, enche-se bem as lulas e fecha-se as lulas com um palito.
Ao mesmo tempo, prepara-se um refogado com cebola picada, alhos, louro, vinho branco, sal, pimenta e junta-se o tomate e a salsa picada.
Junta-se as lulas e deixa-se cozer em lume brandinho para não rebentarem.
Podem acompanhar-se com arroz branco, batata frita, ou da minha forma preferida, um belo puré de batata!

Bom apetite!

1 comentário:

Célia Cardoso disse...

Mais um petisco delicioso!

Célia
http://alacardoso.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...