domingo, agosto 28, 2011

Almoços de Domingo:: Carne de porco á alentejana

Ainda ontem ao telefone a minha mãe me dizia, que eu tenho uma grande paixão pelo Alentejo. E tenho mesmo, mas também é impossível não gostar. São campos verdes na Primavera, espigas ondulantes ao vento no Verão, são as sementeiaras no Outono e azáfama de gente a preparar a terra de Inverno. São as praias mais bonitas que já vi, areias limpas e ondas cristalinas. São lapas, ouriços do mar, mexilhões... a terra dá-nos pão e os vegetais mais saborosos que já vi. São cheiros, cores e lembranças sem fim.
Sim eu amo o Alentejo.


Ingredientes: (6 pessoas)
1Kg de carne de porco cortada aos cubos
1Kg de amêijoas
4 Alhos
3 Folhas de louro
30g de banha
azeite q.b
Massa de pimentão q.b.
Coentros picados q.b.
Sal grosso q.b.
Pimenta q.b.
0,5l de vinho branco
Óleo para fritar
Batatas para fritar cortadas aos cubos

Preparação:
Comece por colocar sal e água nas ameijoas e deixe 2 horas de molho para perder a areia.
Coloque a carne numa tigela.
Esmague os alhos e junte-os à carne, junte as folhas de louro, 2 colheres de massa de pimentão, sal e pimenta, mexa tudo e regue com o vinho branco. Deixe de molho 2 horas para tomar gosto.
Coloque as batatas a fritar.
Num tacho leve a banha a derreter, com um fio de azeite.
Escorra a carne e coloque no tacho, deixe fritar 5 minutos.
Junte o marinado e deixer cozinhar mais 10 minutos.
Junte as ameijoas e deixe cozinhar 5 minutos, para as ameijoas abrir.
Junte os coentros picados e apague o lume.
Numa travessa, coloque as batatas e tempere-as com sal.
Espalhe a carne por cima e regue com o molho, sirva decorado com gomos de limão e pickles.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...