domingo, agosto 21, 2011

Almoços de Domingo:: Frango com laranja

Todos os anos, pelo Verão, os meus pais rumam ao Alentejo. Vão visitar a aldeia do meu pai, relembrar velhas histórias de infância, ver rostos conhecidos, que só se vêm uma vez por ano. E vão visitar os primos!
Toda a minha vida, pelo Verão, me lembro de visitar os primos...
Visitar os primos era sinónimo de muita diversão! Correrias pelos campos de cultivo, molhar os pés nos canais de rega. E de terminar o dia refastelados a comer quilos de melância e melão, que os primos cultivavam.
Tenho tantas lembranças do Alentejo, que poderia estar aqui a escrever sem fim...
Já mais crescida, passei a associar a prima, também a receitas maravilhosamente simples, a sabores da terra e a ingredientes acabados de colher...

Frango com Laranja

Ingredientes:
1 kg de coxas de frango
sumo de 2 laranjas + 1 laranja para decorar.
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 folha de louro
sal
0,5 dl de azeite
pimenta moída na hora ( costumo usar uma mistura de pimentas em grão, vendida já num moinho)

Preparação:

Numa taça prepare a marinada com os alhos picados, o sal, a folha de louro, a pimenta e o sumo das 2 laranjas. Junte o frango e deixe marinar pelo menos 2 horas para absorver o sabor.
Depois numa caçarola, coloque a cebola ben picadinha e o azeite. Leve ao lume a refogar. Junte o frango e deixe corar, mexendo para corar todos os lados sem queimar.
Baixe o lume e junte a marinada, se necessário junte uma pinguinha de água, de forma a cobrir o frango. Tape e deixe cozinhar em lume brando até apurar, mexendo de vez em quando para não pegar.
Sirva em travessa decorada com quartos de laranja descascados, que podem também servir de acompanhamento, junto com um delicioso puré de batata.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...