quarta-feira, agosto 31, 2011

As tarefas do T:: quadrinho de tarefas!




O meu T. conta agora com 2 anos e meio...incrível como o tempo passou tão rápido! Está tão esperto, tão crescido, surpreende-nos todos os dias!


Adaptou-se tão bem a este país e á língua, que até parece que nasceu cá. Neste momento fala 4 línguas ( Pt, Lux, Fr e Ing) e já aprendeu a distinguí-las a a usá-las com as pessoas certas. Houve uma altura, em que fazia uma grande salganhada e misturava palavras das várias línguas, ou em que falava conosco luxemburguês e ficava muito frustrado quando não o entendíamos.


Agora sabe perfeitamente que em casa se fala português. Aliás, aqui há uns dias, estava o P. a ler-me uma notícia no jornal em Francês com o T. a ouvir, e virou-se para o pai e disse: "Fala poguês papá"!


Com o desafio da fraldinha a correr tão bem, em casa já não usa, coloca apenas para dormir e na rua usa cueca-fralda,e pede para fazer quando está aflito.


De todas as formas, achei que estava na altura do T. comecar a ter as suas tarefas diárias, isto porque quero que se habitue a ter algumas rotinas.


E como vamos convencê-lo a fazer as tarefas?! Vamos usar o quadro de tarefas que vêm na imagem. As tarefas são coisas muito simples:



1.Fazer a cama ( ele já ajuda a puxar os lençóis)


2.vestir-se (os pais ajudam)


3. ajudar a levantar a mesa (só as coisas dele que são em plástico)


4. lavar os dentinhos ( lava todas as noites com a ajuda da mãe)


5. arrumar os brinquedos (já faz sozinho)




Imprimímos o quadro daqui e depois recortámos círculos de papel autocolante, para ele ir colando, á medida que terminar as tarefas. Ele fica todo contente, por colar as " boinhas"

E vocês, que tarefas fazem os vossos filhotes? Como os convenceram? Vá contem me tudo!
bjs



1 comentário:

Célia Cardoso disse...

Eu tenho usado as estrelas para tirar a fralda. Colei um papel ao lado da sanita e cada vez que ele fizer na sanita ou no penico desenho uma estrela. Ele já percebeu a ideia mas malandro como só ele, ainda não faz nada. O teu T está bem desenvolvido. Acho a ideia muito gira. Agora que ele vai para a escola terei tempo para fazer um quadro assim, mas com estrelas.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...