domingo, janeiro 29, 2012

Para começar bem o dia!


Esta manhã, levantei-me completamente sem sono,  por volta das 8h... é esta maldita rotina que se instala, e á que o corpo já está habituado, que não me deixa estar mais tempo na cama.
Enfim, ainda na cama comecei a magicar o que podia fazer, para começar bem o dia. Lembrei-me que dentro da despensa, ainda tinha/tenho um balde de passas que foram compradas para a passagem de ano. Mas como a tradição, pelos vistos já não é o que era, ninguém lhes chegou a tocar.
Conclusão, tenho cerca de 750gr de passas, a que tenho de dar uso.
E pensei, porque não começar o dia, com um pão de passas, bem quentinho?
E se melhor pensei, bem depressa o fiz.

Pão de passas
(receita adaptada para fazer sem máquina)

Ingredientes:
150ml de água morna
150ml de leite morno
2 colheres de sopa de margarina derretida
2 colheres de chá de sal
2 1/2 colheres de açúcar
500gr de farinha de trigo
fermento de padeiro
1 chávena de passas.

Preparação:
Num recipiente grande juntar, todos os ingredientes pela disposição da lista. Misturar tudo com uma colher de pau. Polvilhar uma superfície limpa, com farinha e amassar bem a massa.
Quando estiver bem amassada e a superfície da massa estiver lisa e homogénea .Enrolar a massa como a foto abaixo.


Colocar o rolo de massa dentro de uma forma de bolo inglês, ou rectangular e deixar levedar por 1h a 1h30, até que a massa tenha duplicado de volume.


Levar a cozer em forno pré aquecido a 220º, durante aproximadamente 40m.
Deixar arrefecer em cima da grelha, ou então não...cortem-no ás fatias e comam com manteiguinha a derreter com o calor do pão.

Uma delícia!
E o melhor de tudo é que no dia seguinte, podem torrar as fatias que ainda vos restam e ter novamente um pequeno almoço delicioso!

Bom Apetite!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...