terça-feira, janeiro 27, 2009

CTG..

O C.T.G. (Cardiotocografia).
O exame é realizado por um aparelho chamado cardiotocógrafo, e nele são registados os batimentos cardíacos do feto, movimentos fetais e a contracção uterina. O resultado do exame é semelhante a um traçado de electrocardiograma, e com ele, o médico pode avaliar se o feto tem insuficiência na oxigenação cerebral por motivos placentários, posicionais ou compressões do cordão umbilical, como por exemplo a circular cervical, mais conhecida como "cordão enrolado no pescoço”.
Quando se deve realizar este exame?A cardiotocografia foi inicialmente utilizada para realizar monitorização durante o trabalho de parto, mas utiliza-se muito a partir do 7º mês da gestação (chamada Cardiotocografia Basal ou Ante-Parto). O resultado do exame é válido por uma semana, devendo-se repetir o procedimento, caso seja necessário.
Como se faz a Cardiotocografia Basal?Uma cinta elástica e outra não distensível são ajustadas à volta do abdómen da grávida, e adaptados dois transdutores (aparelhos de sensibilidade para captar sons e pressão): um para captar os batimentos cardíacos (cardiotransdutor) e outro para captar as contracções uterinas e os movimentos fetais (tocotransdutor). O sinal assim captado gera um traçado em papel.
Quando está indicado a realização deste exame?O exame pode ser feito de rotina, sem indicação prévia, contudo é de muita importância no acompanhamento de grávidas que tenham tensão arterial muito elevada (chamada pré-eclâmpsia), com história de trabalho de parto prematuro, em casos de alterações no ritmo cardíaco do feto, em insuficiência placentária e vitalidade do feto no final da gestação entre outras indicações.


Não fizemos na ultima consulta, mas vamos fazer ás 38 semanas. Fui hoje marcar á clínica onde faço os meus exames. Fizemos ás 32 semanas quando o pipoca quis nascer.
É chato,não porque doa, nada disso, mas porque tamos muito tempo deitadas, ligadas á maquineta.
Esperemos que acuse muitas contracções para o meu pipoca nascer...
Filhote, não estou a dar-te ordem de despejo, mas se achares por bem sair mais cedinho, os papás já agradecem :)
bjoka

2 comentários:

Sofia,Pedro e Joana disse...

Parabéns pelas 37 semaninhas, está quase :-)
Mil beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Claudia disse...

Olá, já falta mesmo pouco, eu já fiz o ctg mas não pela mesmas razões que tu, é de facto um pouco chato, mas adorei ouvir o coraçãozito dele.

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...