terça-feira, abril 28, 2009

Aumento da Natalidade

Em 2008, em Portugal, nasceram mais 3349 bebés do que em 2007, segundo os números do Instituto de Genética Médica Jacinto Magalhães, no Porto, citados pelo Público.

No total, a instituição fez 105 437 “testes do pezinho” em 2008, enquanto em 2007 apenas tinha realizado 102 492. Estes números representam o regresso aos valores de 2006 (105 514) e é o primeiro aumento de nascimentos desde 2000.

Os “testes do pezinho”, que se realizam apenas no Instituto de Genética Médica Jacinto Magalhães, constituem um indicador muito fiável das oscilações da natalidade em Portugal, uma vez que cobrem 99,6 por cento dos nascimentos.

Os especialistas ouvidos pelo Público hesitam em relacionar este aumento da natalidade com os novos incentivos anunciados pelo Governo, como o abono de família em função do número de filhos e atribuição do subsídio durante a gravidez.

A socióloga Vanessa Cunha, investigadora do Instituto de Ciências Sociais, acredita que pode, antes, antes ser consequência do baby boom dos anos 70, o que faz com as mulheres nascidas nessas altura estejam agora em idade reprodutiva. Algumas foram adiando a maternidades para idades mais tardias. Além disso, a investigadora sublinha o impacto dos nascimentos dos filhos dos imigrantes.

Fonte: Pais&Filhos

1 comentário:

carmo pinto disse...

bom eu ke o diga com 30 anos 3 a caminho do 3º!mas tb axo um pouco ke este apoio do estado ajuda e muito tb,a minha 1ªfilha eu não me lembro de ter beneficios alguns!isto ha já 10 anos(possa como o tempo passa)agora sinto mais apoios por parte do estado ,obvio que para nós mães nunca serão sufecientes!
mas está a melhorar né? nao se pode ter tudo e se ouver evoluções mesmo poucas que sejam seram sempre bem vindas!
jito
obrigada pela informação util!
espero ke estejam ambos bem!
carmo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...