sexta-feira, abril 17, 2009

Pele Atópica

Nesta consulta dos 2 meses, o pediatra, informou-nos que o pipoca têm pele atópica :(
Começou, há cerca de 3 semanas atrás, com umas manchinhas vermelhas nas bochechas. Na altura até pensei que fosse da chucha, porque a chucha era de plastico e como ele se deixava dormir com ela, pensei que fosse da baba e da chucha a roçar na cara. Nesse dia á noite, já as manchas tinham evoluído para bolhinhas e deitavam líquido. Mudei de chucha, comprei-lhe uma chucha toda de borracha. Mas não melhorou, pelo contrário, 2 dias depois já se tinha espalhado pelas bochechas, sobrancelhas, testa e orelhas. E agora até já nos ombros tem!
Ainda pensei que fosse crosta láctea, porque simultaneamente, surgiu-lhe a crosta láctea na cabecinha.
Começámos a ficar realmente preocupados, quando nos apercebemos que ele se coçava, tanto na cabeça, como na cara, de tal forma que fazia feridas :(
Fomos á fármacia, ver se nos aconselhavam um creme, completamente convencidos que era crosta láctea. Na fármacia aconselharam um hidratante, pois nesta fase já a pele se apresentava muito seca e escamosa.
Chegou finalmente o dia da consulta, e pusemos logo essa questão ao pediatra. Disse-nos logo, que na cabecinha era seborreia (crosta láctea), mas que na cara tinha todo o aspecto de dermatite atópica. Perguntou-nos se algum de nós tinha asma ou rinites alérgicas, e logo por azar temos os 2 rinite e sinusite. Parece, que a pele atópica é uma manifestação alérgica e que mais tarde pode evoluir para asma, bronquites ou rinites alérgicas :(
Receitou-nos Pandermil, que é um hidrocorticóide, para aplicar nas lesões. E aconselhou-nos a mudar de hidratante, para o Lutsine Xeramance, que é para peles extremamente secas e com tendência atópica.
Estou proibida de comer chocolate, morangos, laranjas e ovos. E tenho de reduzir o leite que bebo para apenas um copo. Porque o bebé pode ser alérgico a estes alimentos, e as substancias passam para o leite materno.
Para a crosta láctea, apenas me disse para continnuar o que já fazia, que é aplicar oleo de bebé ou de amendoas doces, na cabecinha 1hora antes do banho. Pentear o cabelinho com pente fino, no sentido contrário ao creschimento e depois lavar a cabecinha com champoo.
Hoje já notei algumas melhoras na carita, é o 2º dia que lhe aplico a pomada. Espero que resulte...mas também sei que se realmente for pele atópica, estas crises vão voltar a surgir :( Esperemos que não...
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...