domingo, março 13, 2011

Adeus Inverno! A festa de Buergbrennen!

´

Durante a semana passada, recebemos um folheto, com uma imagem semelhante a essa! com indicação que o Buergbrennen, teria lugar hoje ás 19h.
Nós que ainda nos andamos a ambientar ao Lux e ás suas tradições, pensámos "Que raio mas esta gente faz festa ao género Ku Klux klan". E ficámos com a pulguinha atrás da orelha, a modos que a torcer o nariz em grande!
Mas ontem lá tivemos a explicação. Afinal o Buergbrennen, é uma festa com origem pagã, para celebrar o final do Inverno!
A festa centra-se numa enorme fogueira, muitas vezes com o formato de cruz. A cruz e a fogueira, são muitas vezes revestidas e alimentadas, com as velhas árvores de natal. O que confere ainda mais simbolismo á festa.
O último casal da aldeia a ter casado, é quem tem o privilégio de acender a fogueira!
A festa ocorre sempre no primeiro domingo, antes do solstício da Primavera. Que coincide quase sempre com o iniciar da Quaresma. Esta foi a forma criada, para a que a tradição pagã, pudesse persistir, no meio do cristianismo. Também o formato da cruz na fogueira, surgiu pelas mesmas razões. Inicialmente, era apenas uma fogueira maior e mais alta, rodeada por fogueiras mais pequenas.
Bom e hoje pela primeira vez, fazemos questão de assistir a o Buergbrennen.
bjs

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...