quarta-feira, março 23, 2011

Desiludida - Plágio é crime!!!

Antes de escrever este post, pensei muito se deveria fazê-lo ou não.
Mas depois pensei, que as pessoas, que seguem este blog, se realmente gostarem do blog permanecem...
E depois eu já ando com isto atravessado há uns dias. E tenho mesmo de desabafar!

Quando comecei nisto dos blogs, era uma parvalhona, que nem sabia postar uma imagem junto do texto. Tinha algumas bases de informática, de um pequeno curso que fiz, no 1º ano de faculdade, mas nada mais.
Não percebia nada de html, nem de javas, nem nada dessas coisas.
Depois comecei com o meu blog, na altura na Sapo, e era tudo muito simples.
Depois comecei a fazer o que todos deveriam fazer, quando surge uma dúvida. Comecei a usar e muito, a ajuda da sapo e mais tarde do blogger. Sou seguidora de vários blogues de ajuda e é com eles que aprendo a melhorar o meu blogue.
Hoje sinto-me perfeitamente á vontade com o html, e faço experiências, com a codificação, sem ter medo de fazer "burrada".
E quando aprendo algo de novo e que acho que possa ser útil, sempre gostei de partilhar essa informação. Aliás, basta uma pequena pesquisa no meu blog, para encontrarem alguns tutoriais de ajuda.

Sempre gostei de partilhar informação. E não é a primeira vez, nem será a última, que trago discussões, dos vossos blogues para este. Sempre no sentido, de também contribuir para o assunto. Acho que até hoje ninguém levou a mal que o fizesse. Pois para além de deixar o link de onde veio o texto, tenho sempre o cuidado de deixar um comentário, ao autor do texto, com a indicação, que vou usar o texto e se este autoriza.
É uma questão de educação. E mais importante, é uma questão de salvaguardar os direitos de autor.

Não sei se já se aperceberam, mas no final da página deste blogue, existe um link para o Copyscape. Este software, é capaz de comparar palavra por palavra, do nosso blogue com os outros, e alerta, de cada vez que a percentagem de semelhança é muito elevada.

E assim descobri, vários outros blogues, com cópias integrais de textos do Canção de Embalar e do Euphoria*. Não vou citar nomes, não vale a pena, até porque assim só estaria a beneficiar quem copia, com o aumento de visitas.
Mais triste fiquei ao ver que um dos blogues em questão, descrevia as gracinhas de um suposto filho, com textos escritos por mim para o meu T. E esse sim despoletou a minha raiva!!
Mas elas sabem quem são, fiz questão de enviar um comentário a todas, juntamente com um e-mail.


Não me importo que usem os meus textos, desde que mo peçam e que especifiquem nos vossos blogues, de onde vieram os textos. Custa assim tanto, colocar um link? Se não sabem como fazer, tenho todo o gosto em ajudar.


Descobri ainda, que existem muitos blogues a usar os tutoriais de como fazer selinho, e como fazer um sling. Tudo bem, não há problema. Peço apenas que actualizem o link, porque o canção de embalar, já não existe, mas os posts foram exportados para este blog. (também a estas amigas eu enviei um e-mail a alertar).
Se tiverem dificuldade em encontrar, contactem-me que eu ajudo.

Agora pensem nisto:
De que serve existirem 3000 blogues exactamente iguais? O leitor vai ler-vos uma vez, mas não volta mais, porque não têm nada de novo ou de diferente a oferecer. A novidade e a originalidade, é o que faz um blog ter sucesso ou não.

Saber mais sobre plágio na internet:
http://www.ponderantes.com.br/2009/03/sobre-plagios-e-blogs.html
http://www.ferramentasblog.com/2011/02/como-denunciar-plagio-de-blogs-no-blogger.html
http://blosque.com/plgio-e-direitos-de-autor-nos-blogs/




2 comentários:

Cati disse...

Eu tb já fui plagiada e é horrível... Há gente q não se manca! Que vergonha...

Cati disse...

Ah! E o blogue ficou lindo assim! A ver se faço algo do género no meu... E já lá está o arquivo :) tinha tirado, mas vou deixar para cuscares:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...