sábado, junho 04, 2011

Delícia gelada de limão.



Eu não sei se foi do calor desta semana, mas últimamente só penso em gelados e afins. As minhas caixas de gelados levaram cá um arrombo esta semana.

Então decidi, procurar uma recita de sorvete, que fosse fácil e rápido, tirar a sorveteira do armário e pô-la a funcionar.

Esta é uma receita deliciosa, inspirada na gelataria italiana, que foge ao tradicional gelado com base de água. É muito cremosa e faz lembrar tarte de limão... melhor melhor só servido com biscoito amareto.




ingredientes
1 colher de sopa de cascas de limão raladas
½ copo de sumo de limão
1 copo de açúcar
3 gemas de ovo
2 copos de natas frescas.
½ colher de sobremesa de aroma de baunilha

Preparação:

1. Numa panela pequena, colocar as raspas de limão, o sumo de limão e o açúcar. Misture bem e acrescente as gemas, 1 copo de natas e a baunilha.
2. Em fogo médio/alto, ferver o creme anterior sem parar de mexer com uma colher de pau. Assim que ferver e engrossar, tirar do lume. Passar o creme pela peneira e com uma espátula , esprema bem as cascas de limão. Podem deixar as cascas ou não, é uma opção. Imediatamente cubra a taça com o creme com película e e colocar no congelador.
3. Quando o creme estiver bem congelado(eu deixo no congelador de um dia para o outro), juntar o restante copo de natas, e volta ao congelador. Quando estiver de novo bem gelado, ponha o creme na sua sorveteira e prossiga como recomendado.


Não tem uma sorveteira, não tem mal nenhum, o creme pode ser consumido mesmo assim. A única coisa que a sorveteira faz, é bater continuamente o creme, para que fique homogéneo e cremoso, sem "descongelar".

Bom Apetite!

3 comentários:

Dulce disse...

que aspecto! e o limão é tão fresquinho, ideal para os dias de calor!

eu não sou muito de fazer gelados, mas há uns tempos fiz uma receita da Nigella facílima, acho que não levava era ovos (agora não me lembro é onde é que a guardei!!)

Dulce disse...

achei!! é a coisa mais fácil do mundo e, garanto, fica óptimo!!!


Gelado de Laranja e Limão

Sumo e raspa de duas laranjas e dois limões
175g açucar glacé
2 pacotes de natas

Bater tudo até ficar cremoso, levar ao frigorifico, servir com chocolate derretido ou telhas!

Anónimo disse...

Uau! Que fácil!
Obrigada Dulce, juro que vou experiemntar.
bjs e bom fim de semana :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...