domingo, agosto 14, 2011

Dicas para tirar aquela nódoa...





Este anúncio ao tira nódoas da Tide, está mesmo muito giro!

E representa muito bem o azar, que tenho com a minha roupinha! As nódoas gostam tanto da minha roupa, quanto eu!

Já há muito tempo que quando lavo a roupa, junto sempre um produto tira nódoas. Mas claro, há sempre aquela nódoa, que não quer sair...

Vaí daí, pergunta~se á mãe e pergunta-se á sogra, que têm sempre daquelas dicas caseiras maravilhosas.

Aqui ficam algumas:

Molho de tomate
Prepare uma solução em partes iguais de água morna e glicerina. Deixe a peça de molho por uma hora e lave em seguida com um detergente que contenha agentes branqueadores.

Ketchup
As nódoas de ketchup na roupa, podem ser removidas com água gasosa .

Vinhos

Em manchas de vinho branco absorver com sal fino. No caso de serem manchas de vinho tinto, absorver com um pano humedecido em vinho branco. De seguida, lave com água e sabão.

Ovo
Cobrir a nódoa com sal e deixar actuar durante cerca de uma hora lavando de seguida.


Sangue

Empapar 2 discos de algodão com água oxigenada e colocar os discos um por cima e o outro por baixo da nódoa

Molho de carne
Esfregue a nódoa com água tépida e sabão em barra, ou com detergente líquido, e depois lave com um detergente que contenha agentes branqueadores. Em casos muito difíceis esfregue Benzina, enxagúe com água e sabão e lave de seguida com o seu detergente habitual.

leite / natas
Lave o tecido com água morna e sabão e depois enxagúe a nódoa com uma solução de água e água oxigenada em partes iguais. Passe por água e lave como habitualmente. Também saem raspando a parte afectada e mantendo-a de molho com água fria e detergente liquido. Depois é só lavar a peça como faz normalmente.

gordura
Retire primeiro o excesso com um pano absorvente, ou em alternativa use pó de talco e espere que a gordura seja absorvida para o escovar em seguida. Esfregue a nódoa com sabão humedecido em água morna, se já tiver secado deixe de molho numa solução de água morna e sabão durante 1 hora e depois lave de seguida como habitualmente. As nódoas difíceis devem ser tratadas com benzina (um solvente gordo), antes da lavagem normal.

doces e compotas de fruta
Primeiro retire com uma colher a maior quantidade possível de doce do tecido. Para limpar o resto, molhe a nódoa com água e depois esfregue-a com uma mistura de álcool e água em partes iguais. Se já estiver seca amoleça-a primeiro em água morna e de seguida esfregue-a com uma escova. Passe de seguida com álcool ou água oxigenada conforme a natureza do tecido e lave como habitualmente.

chocolate
Retire o excesso, depois esfregue com uma solução de água morna e sabão e lave de seguida normalmente. Se o chocolate for muito gordo (com uma grande percentagem de manteiga de cacau) ou mousse de chocolate, esfregue a nódoa com água morna e sabão e antes de lavar aplique álcool ou água oxigenada.

frutas
Enxagúe imediatamente em água fria, depois lave a nódoa com água e sabão. Nódoas que tenham secado devem ser dissolvidas com uma solução de glicerina e água morna em partes iguais. Deixe a nódoa embebida nesta solução durante 1 hora e depois lave na máquina.
Em alternativa pode aplicar água oxigenada de 10 volumes numa solução de 1 parte para 3 de água e de seguida lavar à mão ou à máquina conforme a etiqueta da roupa.

beterraba
Mergulhe a parte que está atingida em água fria e deixe-a assim durante 30 minutos ou mais. Depois deite um pouco de detergente liquido (por exemplo, detergente de lavar louça à mão ou detergente de roupa líquido) na mancha, esfregue e lave de seguida na máquina com o seu detergente habitual.

Mas atenção, as nódoas são mais fáceis de tratar logo na altura, depois de secas são muito mais dificeis de tirar.

Se a peça tiver valor sentimental, ou for uma peça mais cara, o melhor é recorrer á lavandaria. E Não correr riscos, certo?


Beijos

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada pela sugestão. Estou a ver o site que me sugeriste e estou a adorar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...