segunda-feira, dezembro 01, 2008

Pesadelos

Esta noite, a mamã teve um pesadelo horrível.
Comecei por sonhar com o meu Tomás tão lindo, no meu colo e depois no colo do papá. Tão lindo, sempre a sorrir.
Depois já não sei porque, começou a fugir-nos, comigo sempre a correr atrás dele, sem o alcançar.
Lembro-me de gritar a chamar por ele, mas não parava...
Acordei sobressaltada, mas virei-me na cama e voltei a adormecer.
Voltei a sonhar com ele, mas mais uma vez virou pesadelo :(
Sonhei que ele andava a brincar, com os priminhos, mas de repente deixei de o ver. Comecei a procurá-lo, pela casa toda. E ao chegar á cozinha, dei com a marquise aberta... até o meu coração parou. Lembro-me perfeitamente, da sensação de medo ao aproximar-me da marquise. Espreitei para baixo e lá estava o meu lindinho caído cá em baixo...
Foi horrível, acordei a chorar, aos soluços, foi muito mau.
O meu marido acordou com o meu choro e foi ele que me confortou.
Eu sei que foram só pesadelos,. mas foram tão reais, que nem consigo explicar. Ainda continuo com este peso horrível no peito.
Fogo filhote, o que vale foi ter acordado de novo contigo aos pulinhos.
A mamã adora-te.


Noites tumultuadas.
Os pensamentos que povoam o sono das futuras mães.
Deborah Kanarek

O bebê vai chegar daqui a três meses, mas Sônia já sonha com ele quase todas as noites
Sonhos são como uma casa de espelhos que refletem o estado emocional das pessoas. Assim dizem os especialistas. Grávidas ficam com a sensibilidade à flor da pele e passam por grandes transformações. Não é à toa, portanto, que vivam com a impressão de que sonham muito mais nesse período da vida. Algumas relatam a freqüência de pesadelos. Outras só se lembram de cenas boas quando acordam. "Os sonhos refletem preocupações e desejos. As grávidas, normalmente ansiosas, tendem a ter sonhos mais vívidos", afirma a psicóloga Tânia Mara Marques Granato, coordenadora do Serviço de Atendimento Psicológico a Gestantes do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O fenômeno ainda pode estar associado a causas hormonais. "Especula-se que se relacione ao aumento do nível de hormônios, aos sentimentos contraditórios que permeiam a gravidez - até mesmo em relação ao próprio corpo -, além da ansiedade e da excitação de se tornar mãe", diz o coordenador do Serviço de Pré-Natal da Unifesp, Abner Lobão Neto. Não significa, no entanto, que as grávidas sonhem mais do que a média da população. "Uma hipótese é que elas se lembrem mais facilmente dos sonhos porque despertam muitas vezes à noite, até durante a fase do sono conhecida como REM (Rapid Eye Moviments), que é quando os sonhos acontecem", explica o neurologista Luciano Pinto, professor de biologia do sono da Unifesp.
Alguns temas se repetem: sonhar que o bebê sumiu ou nasceu com problemas
De acordar, as gestantes entendem bem. Vão ao banheiro várias vezes durante a noite porque a bexiga fica pressionada pelo aumento do útero ou simplesmente despertam na hora de virar de lado, incomodadas pela barriga. Desconfortos físicos como a apnéia (falta de ar), que podem ocorrer principalmente no final da gestação, também justificariam os pesadelos. De modo geral, o bebê que está chegando é o foco principal da futura mãe. "Sua curiosidade encontra-se aguçada e seus pensamentos quase sempre se dirigem para a preparação e antecipação da chegada do filho", diz a psicanalista Eliane Pessoa de Farias, da Clínica Pais e Bebê, um espaço para gestantes e mães de filhos pequenos no Rio de Janeiro. Ela explica: "Os so nhos são uma forma de a grávida ir se tornando mãe, entrando em contato com o bebê que carrega em seu interior".
Tem significado? A psicóloga Sônia Regina Grotta Ripani, 35 anos, grávida de seis meses, por exemplo, sonha sempre com o filho que vai chegar. "Me vejo nadando e o nenê rindo para mim. Também tenho sonhado muito com a minha mãe", conta. Sônia gosta de olhar o significado dos seus sonhos em um livro de interpretações. "Só quando eles são bons", confessa. Para a psicanalista Sueli Gevertz, essas análises são duvidosas. "A água, por exemplo, tem um significado para cada pessoa, algumas têm medo, outras gostam. Por isso, esses livros não devem servir de guia e muito menos preocupar ninguém", afirma Sueli. A psicóloga Tânia coordenou uma oficina especializada para ouvir os sonhos das gestantes e concorda que o significado é muito individual. Mas afirma que certos temas são tão recorrentes que se pode arriscar algumas traduções. Fazem parte desse universo os sonhos com o rosto, o nome ou o sexo do bebê, um reflexo natural da curiosidade da mãe. Bebês deformados ou objetos defeituosos costumam expressar a apreensão das gestantes diante da possibilidade de o bebê nascer com algum problema. Mães que esquecem seus rebentos em algum lugar depois do nascimento? Portanto, se você tiver um sonho ruim, acalme-se. Essas fantasias podem resultar do medo de não dar conta de cuidar de um recém-nascido. Acorde, respire, lave o rosto e... esqueça. São apenas pesadelos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...