domingo, maio 22, 2011

Projectos de Fim de Semana :: Aproveitar velhas molduras





Quem é que não tem molduras de fotografias velhas em casa? Estão esquecidas numa gaveta ou caixa porque o vidro partiu ou a moldura em si está lascada ou já sem cor?

No espírito de reciclar e reutilizar, inspire-se nestas ideias e dê uma nova vida às suas velhas molduras.

1.Se o único problema da moldura velha é o facto de o caixilho estar danificado ou a cor estar esmorecida, então a solução é muito simples – basta comprar uma ou duas latas de tinta em spray e aplicar nas molduras. Escolha uma cor neutra para poder voltar a exibir as molduras em qualquer canto da casa ou então combine a cor com uma decoração específica. E quem diz tinta, diz aplicar restos de papel de parede, botões, conchas ou a técnica de decoupage para renovar uma velha moldura. A isto chama-se decoração reciclada!


2.Aproveite molduras de pequenas dimensões para expor, com um toque artístico, fotografias ou postais no frigorífico – basta aplicar uma tira magnética no verso da moldura e exibir tudo o quiser de uma forma mais original!


3.Uma ideia excelente para reutilizar molduras velhas passa por transformá-las em tabuleiros práticos e bonitos: colocados sobre uma mesa, as molduras mais ornamentadas são excelentes para dispor objetos, quer seja numa sala, bar, escritório ou quarto. Coloque sob o vidro, uma folha de papel colorida ou um quadrado de tecido para embelezar ainda mais o seu novo tabuleiro.


4.Recicle molduras antigas de forma criativa ao retirar-lhes o vidro e o suporte de trás, utilizando apenas a armação para emoldurar 3 ou 4 cabides individuais. Estes, por sua vez, podem ser utilizados para pendurar pequenos objetos como chaves ou bijutaria.

5.Outra ideia para uma decoração amiga do ambiente com recurso a molduras velhas, é retirar o vidro e o apoio de trás e pendurar apenas a estrutura da moldura. Exibida sobre uma parede colorida ou com papel de parede, acaba de criar uma obra de arte instantânea.


6.Reutilize molduras antigas – de preferência aqueles modelos mais trabalhados e ornamentados – para emoldurar interruptores de luz ou então afixe-os ao teto para adornar candeeiros de teto! Um bom exemplo de reciclagem original…


7.Pegue apenas na estrutura da moldura e aplique, no seu interior, dois arames de uma ponta à outra, afixando-os bem. Utilize os arames para pendurar brincos! A própria moldura, que deve ser grossa, pode ser exibida sobre uma cómoda ou pendurada na parede na casa de banho, por exemplo.


8.Utilize uma velha moldura para emoldurar um simples quadro magnético, de giz ou de cortiça, criando assim um quadro de inspiração, de recados ou lembretes para a cozinha ou o escritório. Em alternativa, afixe a estrutura da moldura que pretende reutilizar numa parede com tinta ardósia ou magnética para conseguir o mesmo efeito.



9.Nem sempre é fácil encontrar fotografias reduzidas para as molduras mais pequenas, por isso, estas podem ficar facilmente esquecidas numa gaveta. Dê-lhes um novo uso, reutilizando-as como marcadores de lugar num próximo jantar ou para identificar os diferentes pratos que vai servir num próximo buffet ou almoço volante.

10.Lembra-se da porta do apartamento das meninas na série “Friends”? As amigas tinham uma moldura amarela a decorar o óculo da porta da entrada! Porque não? Formas simples de reutilizar, reciclar e assim ajudar o planeta.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...