quinta-feira, julho 28, 2011

Hoje cá por casa janta-se :: Sopa de grão com massa.

Se tiver de fazer uma refeição sozinha, é certo e sabido, que vou acabar por não cozinhar absolutamente nada. E que vou terminar com uma sandes e um iogurte em frente á televisão.

Ora como até Domingo, muitas são as refeições que vou fazer sozinha, decidi que o melhor era deixar-me de preguiças e fazer uma sopa, que tivesse a certeza que ia comer.

Por isso depois de almoço, fui até ao armazém português e trouxe de lá os ingredientes para esta bela sopinha.

Isso e uma bela melancia, que me custou os olhos da cara...mas tão doce, tão doce, que já se foi practicamente metade!




Ora aqui fica a receita da "Sopa de grão com massa"



Ingredientes: (para 4 pessoas)


500 g de grão (usei 2 frascos de grão já cozido)

massa q.b(usei cotovelinhos)

1 batata grande

1 cenoura grande

1 cebola

1 dente de alho

1 osso

1 chouriço de carne

folhas de hortelã

folhas de manjericão

sal q.b

fio de azeite.



Preparação:


Numa panela coloca-se a cozer, a batata, a cenoura, a cebola, o alho, o osso, o chouriço e uma pitada de sal.

Com os vegetais já bem cozidos, junta-se metade do grão cozido e deixa-se ferver.

Retira-se do lume, reserva-se o chouriço, retira-se o osso, e passa-se pela varinha mágica para fazer um creme.

Levar novamente ao lume, com água suficiente para não secar. Juntar a massa, o restante grão, e as folhas de cheiro.

Mexer de vez em quando, para a massa não pegar ao fundo. Quando a massa já tiver cozido, rectificar os temperos, juntar um fio de azeite, dar uma mexidela e retirar do lume. Adicionar o chouriço cortado as rodelas fininhas.

Esta sopa tem tendência a secar, por isso deixem-na com caldinho suficiente, se não torna-se numa pasta massuda.



Eu gosto dela assim bem quentinha! A minha já está ali a fumegar no prato!

Bom Apetite!

bjs

2 comentários:

Célia Cardoso disse...

Esta vou mesmo fazer!!!
Faço sempre sopa e por vezes tenho dificuldade em variar. Esta receita veio mesmo a calhar. O osso é de quê?
Se tiveres mais receitas de sopas diferentes coloca.
Bj

Anónimo disse...

Olá Célia,
Olha o osso, era de uma parte da costela, que se comprou com osso e que o meu marido desossou.
mas também podes fazer com osso buco, que acho que já encontras á venda, nos talhos, pronto para a sopa.
bjinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...