segunda-feira, setembro 09, 2013

Dica cá de casa :: Congelar frutas e legumes



Todos os sábados,  a rotina é a mesma. Sábado é dia de ir às compras e de escolher as frutas e legumes que serão consumidos durante toda a semana. É dia de adiantar sopas e várias refeições. E de preparar a fruta para batidos, compotas e afins.
Quando o Tomás começou a comer sopinha, era impossível deixar de ter legumes em casa. Mas como só fazia sopa para 1 ou 2 dias, de cada vez, os legumes não aguentavam muito tempo no frigorífico.  Para além disso, para uma mãe que trabalha, chegar a casa e ainda ter de descascar e preparar os legumes para uma sopa, era tarefa demorada e incompatível com um bebé a chorar com fome.
Eu precisava de ter os legumes prontos para ter uma sopa pronta em 15 minutos.
A solução eram os legumes congelados... ainda comprei algumas vezes misturas ja congeladas.
Mas depois optei por uma solução mais económica,  preparar os meus próprios legumes congelados.
Assim durante a tarde ou ao serão de sábado, é hora de lavar, descascar e preparar legumes (geralmente 2kg de cada).
Depois separo em sacos de congelação,  a mistura que quero, para diferentes sopas. Escrevo na etiqueta qual a sopa e a data de congelação.
Preparo sempre um saco de cebola e outro de alho picado. Sacos só com cenoura ou batatas cortadas aos cubos para guisados. Sacos com feijão verde cortado para sopa e cortado para guisar.
Todos os legumes servem para congelar. Por isso estou sempre atenta às promoções e compro sempre a mais para congelar.
Com as frutas faço o mesmo, maçãs, pêras,  bananas , tudo cortado aos pedaços.  Servem para batidos, compotas,  bolos, tartes e triturados para acompanhar gelados e crepes.
As ervas de cheiro, bem picadinhas também podem ser congeladas.
Para os legumes de folhas, como espinafres, acelgas e nabiças,  costumo escaldá-las e depois de bem escorridas, coloco porções dentro de formas de silicone para muffins e deixo congelar. Depois de desenformados , já podem ser guardadas todas juntas num só saco, sem que peguem. E assim tenho a porção certa para usar.
Esta operação rende-me sempre legumes e frutas prontas para várias refeições e sobremesas, de forma rápida e económica.
E vocês como costumam organizar os vossos legumes?
Gostaram da dica?
Beijo Cati *

2 comentários:

Viver a vida disse...

É uma boa dica, acho que vou começar a fazer o mesmo, porque eu sem bebés já me chateia ter que descascar os legumes e lavar na hora de fazer o jantar, quanto mais com uma criança ;)

Anónimo disse...

Acredita que me facilita muito a vida.
Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...